Greves, versão 2012
12/03/12 19:57Em duas semaninhas começa a “temporada” de 2012 de greves em massa aqui na Espanha, um, digamos, hábito que o país retomou ano passado.
Além da primeira do ano, será também a “estreia” do novo premiê, o conservador Mariano Rajoy. Já houve algumas paralisações desde o início da sua gestão, mas nenhuma delas geral, como a que acontece no dia 29 de março.
Ou seja, vai parar tudo — ao menos é o que prometem os dois principais sindicatos do país, que convocaram a greve.
Desde que Rajoy tomou posse, em dezembro, havia “bolões” e apostas informais que especulavam quanto tempo ele aguentaria sem greves. Poucos apostaram que seria tão rápido.
O socialista Zapatero, seu antecessor, segurou por sete anos o chamado estado de paz social que os espanhóis se orgulhavam de manter desde o fim da ditadura franquista mas que abriram mão depois de ter os bolsos furados pela crise.
A greve geral do próximo dia 29 tem como foco a reforma trabalhista de Rajoy, que, entre outras coisas, flexibiliza as demissões. Como a Folha noticiou nesta segunda-feira, ontem houve protestos em 60 cidades do país contra a reforma.
Entre tanta paralisação, um alento (para o governo, pelo menos): a Iberia afirmou nesta segunda-feira que seus pilotos desistiram de uma série de greves que começaria esta semana, depois de uma paralisação em fevereiro que afetou até voos com origem e destino em São Paulo. Até agora, são palavras apenas da companhia. Se vai minguar mesmo ou não, saberemos ao longo da semana, principalmente os passageiros da Iberia como eu, que tenho dois voos pela companhia até sexta-feira…
a cois é simples não gastar mais do que tem,pois ai quebra que é pior
Desde o fim da ditadura até o ano pasado na Espanha ja houve nao uma ou dois mas sete greves gerais…
Oi Luis, é verdade houve sim. Mas eu me referia ao estado de paz social desde o fim da ditadura. Abs.
Nunca tinha ouvido falar de esse estado de paz social que se manteve desde o fim da ditadura, e nao sei como pode haver paz social enquanto tem até sete greves gerais e um monte de greves setoriais…
Voçe nao tem Idea.
Espanha sempre tive uma paz social máis o menos desde a Guerra civil. Com Franco e sim ele.
Greves generales hemos tendo muitas desde o fim da ditadura.
Estude um poco da historia de Espanha