Reciprocidade já afeta turismo espanhol para o Brasil
23/03/12 21:07A Semana Santa que se aproxima é considerada uma espécie de mini-férias na Europa. Por isso, muita gente viaja pelo continente e inclusive fora dele. Entre os destinos de longa distância, o Brasil era a principal opção nesta época do ano.
Era. Até chegar por aqui a notícia de que o Itamaraty vai endurecer os requisitos de entrada no país para os espanhóis _a tão falada reciprocidade, que entra em vigor em abril.
A “intransigência” e os “muitos requisitos” que o Brasil irá pedir desanimou os espanhóis, nas palavras do diretor da Confederação Espanhola de Agências de Viagens, José Luis Méndez, em entrevista nesta tarde ao canal de notícias 24 horas da TVE (Televisão Espanhola).
Ao ser perguntado pela apresentadora do programa qual o destino que cairia este ano, ele foi enfático: “Será o Brasil, pelas intransigências enquanto ao visto [que exige] dos espanhóis, nos pedem muito requisitos”. Eu estava na cozinha e voltei a tempo de ouvir a interrupção da apresentadora: “Desculpe, mas ainda há espanhóis que se permitem ir ao Brasil só para a Semana Santa?”. Havia, retrucou Méndez.
O turismo também foi tema de estatísticas divulgadas nesta sexta-feira tanto aqui Espanha quanto aí no Brasil. Por aqui, o que se soube é que a ocupação nos hotéis caiu 0,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês em 2011. Já no Brasil, neste mesmo período, cresceram em 9% os gastos de turistas estrangeiros no país, segundo divulgou a Embratur.
Só que a carta na manga da Espanha é que, além de atrair europeus do norte por causa das temperaturas mais amenas, os hotéis ficaram mais baratos com a crise, o que atrai também turistas nacionais. Em fevereiro deste ano, a redução foi de 0,5%. Por isso, em cidades como Madri e Barcelona e nas Ilhas Canárias, a ocupação deles durante a Semana Santa será de cerca de 90%.
Hoje, hospedar-se em um hotel na Espanha custa, em média 32,5 euros (R$ 78) por noite
Controles migratórios e conflitos diplomáticos à parte, parece um bom momento, do ponto de vista econômico, para férias por aqui.
Não faz falta o turismo de espanhóis no Brasil. quando vou para Europa prefiro países mais interessantes França, Inglaterra e Itália, acho correto dar o mesmo tratamento que brasileiros recebem na Espanha.
Um sociólogo que fez escala em Barajas quando se dirigia com uma companheira a um congresso em Lisboa afirma que perguntou a um dos agentes: “Por que nos tratam como cachorros?” e que o policial respondeu: “Porque vocês não passam de cachorros” Eu que não piso num lugar desses!
A Espanha perde mais que o Brasil, apesar de ambos perderem juntos, foi assim que a Espanha preferiu e que a reciprocidade seja mantida.
um pais que se encontra em dificuldades economicas, nao deveria ter uma postura assim
mais e so o cinto apertar e eles com certesa irao voltar atras
briguinha que nao leva a lugar algum, e sim ao prejuizo para ambas as partes, cade o bom censo?
JUSTA E SABIA DECISAO DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS, NOSSO POVO E NOSSAS TEM E MERECEM SER RESPEITADAS E ACATADAS, SE EXIGEM O MESMO DOS BRASILEIROS AO CHEGAREM A ESPANHA O GOVERNO BRASILEIRO ESTA CERTO AO TOMAR ESSA DECISAO… SE DEIXAR LEVAR PELOS EUROS DOS TURISTAS E SE VENDER.FRANCISCO SAMPA,NEW JERSEY,EUA.
Houve um julgamento errado, muito emocional, e todos pagam o preço.
Esqueceu-se os espanhóis de seu próprio passado em que o Brasil aceitou a colonização espanhola, onde estes estrangeiros escaparam da guerra, da fome, das doenças e o Brasil os acolheu. Hoje, se estão usufruindo de melhores condições (educação e saúde), coisa está falida no Brasil, poderiam ser recíprocos com os brasileiros que foram pra Espanha para ter melhores condições. Nisto se vê o caráter ruim do governo espanhol. É! O mundo dá voltas.
eles é que fiquem no País deles. Tem que endurecer mais ainda.
Nâo só deveria impedir as pessoas físicas espanholas,comosuas empresas,tais como, Banco Santander, Telefônica e não deixar nenhuma empresa espanholaparticipar de licitações públicas no Brasil. As autoridades espanholas tem de provar seu próprio veneno.
Logo logo esse governo de idiotas vai estar implorando a volta de Espanhois ao Brasil, não estamos em epoca de brincar com coisa seria.
Tem um erro, voçe confunde lucro por quarto con valor da diaria, o valor medio da diaria na Espanha é 68,6 euros e o lucro 32,5.
Se é pra fazer comparaçoes tem que fazerlas sobre os mesmos itens, e se é pra falar de turistas estrangeiros em um pais é outro a verdade é que o numero de pernoites de turistas estrangeiros aumentou na Espanha um 1,3% o que diminuiu foi o turismo nacional.
Procurei e procurei e nao achei de onde sai o dado do que o “Brasil era a principal opção nesta época do ano”, os dados que encontrei nao dizen isso
Por outro lado, a resposta que deu o senhor Mendez literalmente diz: “afortunamente para el sector sí se permite (viajar a Brasil) porque de hecho se hace. La media distancia se está trabajando bastante bien”
Vinte horas depois meu comentario ainda nao foi liberado… Será que se eu mudo o tom e faço um comentario cheio de odio e xenofobia como a grande maioria dos trinta e tres que escreveron depois de mim e ja foran publicados eu terei a sorte de nao ser barrado?
Oi Daniel,
Desculpa, você pode me reenviar seu comentário. Não o recebi. Por favor me reenvie e eu o publicarei como todos os outros daqui. Obrigada.
Abs,
Luisa.
Daniel,
Peço desculpas pela demora, separei seu comentário para responder e ele caiu em outra seção, mas acabei de encontraá-lo pelo seu nome.
Sim, você tem razão, 32,50 é o lucro, mas justo a esse lucro me referia no post. A minha intenção não era fazer uma comparação direta de dados, mas simplesmente comentar duas informações sobre turismo divulgadas em ambos os países no mesmo dia.
A informação de que o Brasil era o principal destino nesta época vem da própria confederação.
Abs e espero seus próximos comentários.
Luisa.
Isso mesmo
o dinheiro dos turistas brasileiros faz mais falta para os espanhóis do que o dinheiro dos espanhóis no Brasil pois o turismo no Brasil representa uma parcela muito pequena do PIB enquanto na Espanha praticamente quem sustenta os espanhóis são os turistas e a Espanha etá perdendo muito dinheiro com os brasileiros pesquisa recente mostrou que os Brasileiros estão entre os que mais gastam tanto nos EUA quanto no Reino Unido e agora a Austrália já permite que brasileiros e argentinos retirem seu visto de turismo pela internet ou seja facilitando para receber mais turistas os Brasileiros não estão nem um pouco interessados nos Turistas espanhóis !
Bem Luiza, é lamentável tanto para o Brasil como para Espanha, mas a causa da
intransigência dos espanhóis contra os brasileiros deveria ser melhor investigada e colocada a público. Muitos de nós conhecemos os motivos, mas nem todos…
Em termos de qualidade, o turismo na Espanha oferece muito mais para um Brasileiro. Já o Brasil oferece nada ou quase nada a um espanhol. É um prazer perambular nas ruas de Madrid, Toledo, Sevilla. Os muséus em Espanha são excelentes. Passar o dia todo no Prado, Reina Sofia e Thyssen Bornemisza é um prazer. O Brasil não faz parte da agenda de um turista que gosta de Cultura e das boas coisas da vida.
Quem gosta de cultura viaja para Roma, Paris e Grécia tenho certeza absoluta que Espanha não é primeira opção!
Todo brasileiro que se preze respeita as decisõs internacionais tomadas pelo governo, inclusive na reciprocidade diplomatica. Apesar da ignorancia de alguns “jornalistas” é melhor evitar a Espanha para não correr o risco de passar vergonha e também se solidarizar com os compatriotas que já passaram vergonha.
ESPANHOL, GO HOME
UMA DAS POUCAS BOAS COISAS nO BRASIL “reciprocidade”!
Excelente notícia, tendo em vista que os espanhois vem ao Brasil em grande parte buscando turismo sexual. Tomara que não venham nunca mais mesmo.
Esta medida veio, muito tarde.Pois a Espanha tem criado muito embaraço aos tupiniquins.Já
teriam de ter tomado esta medida há muito tempo.
Não entendi nada, pode explicar novamente ???
FAzer o que na Espanha, ver museu e ser arrochado ?
Só vale a pena visitar a Espanha se for pra torcer pelos touros.
O PAU QUE BATE EM CHICO BATE TAMBÉM EM FRANCISCO
Não é patriotismo barato não. Independentemente das mazelas internas, o Brasil deve se colocar no mesmo nível da Espanha que, por interesses comerciais, impôs restrições à entrada de brasileiros. Por que devemos ser benevolentes com os espanhóis. Esqueceram eles que acolhemos muitos espanhóis pobres no passado? O mesmo se aplica aos lusitanos mal agradecidos e ingratos que viraram suas caras para os brasileiros, tratando-os muito mal. E agora lá estão os portugas correndo para a França atrás de emprego. Que não venham para o Brasil. Não fazem falta. Dizem que a única invenção importante dos portugas foi o tamanco.
Conversa, eles não vem porque estão sem dinheiro
Vamos dar o troco aos Espanhóis, Brasil e Brasil.
Milhares de brasileiros foram deportados pela Espanha nos últimos anos e sofreram grandes humilhações nos aeroportos espanhóis. O Brasil está usando apenas de reciprocidade para com eles. Contudo, esta é uma situação que precisa mudar para a melhoria das relações entre brasileiros e espanhóis!!!
Acredito que o Brasil está fazendo o correto, se querem assim que seja, nosso país tem que valorizar mais o sofrimento de tantos brasileiros barrados na Europa, e tem que fazer isso com todos os outros.
1/4 da população desempregada na Espanha….melhor procurarmos turistas na CHINA!