Reciprocidade já afeta turismo espanhol para o Brasil
23/03/12 21:07A Semana Santa que se aproxima é considerada uma espécie de mini-férias na Europa. Por isso, muita gente viaja pelo continente e inclusive fora dele. Entre os destinos de longa distância, o Brasil era a principal opção nesta época do ano.
Era. Até chegar por aqui a notícia de que o Itamaraty vai endurecer os requisitos de entrada no país para os espanhóis _a tão falada reciprocidade, que entra em vigor em abril.
A “intransigência” e os “muitos requisitos” que o Brasil irá pedir desanimou os espanhóis, nas palavras do diretor da Confederação Espanhola de Agências de Viagens, José Luis Méndez, em entrevista nesta tarde ao canal de notícias 24 horas da TVE (Televisão Espanhola).
Ao ser perguntado pela apresentadora do programa qual o destino que cairia este ano, ele foi enfático: “Será o Brasil, pelas intransigências enquanto ao visto [que exige] dos espanhóis, nos pedem muito requisitos”. Eu estava na cozinha e voltei a tempo de ouvir a interrupção da apresentadora: “Desculpe, mas ainda há espanhóis que se permitem ir ao Brasil só para a Semana Santa?”. Havia, retrucou Méndez.
O turismo também foi tema de estatísticas divulgadas nesta sexta-feira tanto aqui Espanha quanto aí no Brasil. Por aqui, o que se soube é que a ocupação nos hotéis caiu 0,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês em 2011. Já no Brasil, neste mesmo período, cresceram em 9% os gastos de turistas estrangeiros no país, segundo divulgou a Embratur.
Só que a carta na manga da Espanha é que, além de atrair europeus do norte por causa das temperaturas mais amenas, os hotéis ficaram mais baratos com a crise, o que atrai também turistas nacionais. Em fevereiro deste ano, a redução foi de 0,5%. Por isso, em cidades como Madri e Barcelona e nas Ilhas Canárias, a ocupação deles durante a Semana Santa será de cerca de 90%.
Hoje, hospedar-se em um hotel na Espanha custa, em média 32,5 euros (R$ 78) por noite
Controles migratórios e conflitos diplomáticos à parte, parece um bom momento, do ponto de vista econômico, para férias por aqui.
Oi Luisa, parabens pelo blog, eh bom discutir e debater os assuntos importantes, vc eh muito linda, adorei a sua foto. bjs Daniel
Oi Daniel,
Obrigada. Acompanhe e opine sempre que puder! abraços.
Gostaria de salientar que a Semana Santa é um período de férias tipicamente espanhol – pela concentração de outros dias feriados – e não europeu me geral, como é dado a entender no texto.
Oi André,
O feriado também acontece em outros países da Europa.
Abs.
Que noticiazinha fazendo espanhois de vítima que é essa? Depois de terem deixado uma vovó de 77 anos por 3 dias no aeroporto!!! Quero mais é que eles se explodam, e que fiquem bem longe do meu país.
Ora, se uma pessoa vai a um outro país para estudar, é claro q ele já deve ter o visto como estudante. Vai ter de turista? Depois q entrou é q vai providenciar? e dar vasa pra ilegal?
Falhou a escola em não informar ao aluno todos os documentos necessários.
Isso deve independer de qqr retalhação. Quer dizer q agora a coisa vai ser mais correta só por causa de uma reciprocidade a famigerada Espanha?
O Brasil precisa dar uma lição ao mundo de que deixamos de ser casa da mãe Joana.Vai ser ótimo a gente poder repatriar bastante espanhol,para que eles sitam o canalhismo que fizerem com brasileiros por passagem por lá.
Acredito que as medidas tomadas são as mais corretas, a nossa revolta em maior parte é pelo fato de por tantos anos termos sidos tratados tão mal e de forma discriminativa, por todos os países que por muito tempo se acharam superiores e insuperáveis. Mas o velho ditado de que tudo que sobe pode descer, prova que a humildade e sabedoria é sempre o melhor caminho para conquistarmos o respeito e dignidade. Nós brasileiros que viajamos pelo Brasil, também desejamos medidas que impeçam a apropriação do nosso país por estrangeiros, como acontece muito no nordeste. O que mais revolta é que eles constroem hotéis, resorts e tudo que querem, em lugares que na maioria das vezes para nós brasileiros não seria permitido e ainda recebem incentivos do governo. Nós brasileiros temos que aprender a nos respeitar, defender nossos direitos, amar nossa pátria, nossas cores, termos orgulho de quem somos e de onde viemos. Gostaria de ver o Brasil maduro, agindo com sabedoria e se comportando totalmente diferente de todos os povos que nos humilharam ou nos trataram como insignificantes. Que nós possamos ser humildes e continuarmos com as características de um povo hospitaleiro, alegre e caloroso. Que os menores possam ver em nós que se pode crescer sem perder suas características, e que os grandes saibam que crescemos e que mesmo assim o mundo ainda nos respeita, admira e ama.
Clayton Queiroz (Me orgulho de ser brasileiro).
Bem, se acham que, nós, brasileiros, vamos nos lamentar e deprimir, por espanhóis não virem mais ao Brasil, de férias, estão enganados. As medidas a serem implantadas, de reciprocidade, são exatamente as mesmas que são exigidas do brasileiro, em terras espanholas. Se há intransigência, e muitos requisitos são pedidos nessas medidas a serem aplicadas pelo Brasil, agora, a Espanha, há quase uma década, nos trata com intransigência e excesso de burocracia.
Ao invés de tentar inverter as realidades, os espanhóis deveriam, sim, repensar seu comportamento e reverte-lo.
Espanha é um país decadente desde 1800 após a invasão Napoleônica.
Vivem do passado e não produzem muito.
A noticias de lá são releituras de algo já dito.
desinteressante…
Deixe a Espanha para eles…O novo, o vivo, o ágil é hoje o Brasil.
Haverão livros no futuro sobre esta fase que vivemos aqui. todos vão querer saber como transformamos um País.
El año pasado, según Embratur, cerca de 180.000 españoles pasaron sus vacaciones en territorio brasileño y gastaron una media de 50 euros al día. Un desembolso moderado en comparación con los 183 euros diarios que dejó cada uno de los 360.000 brasileños que visitaron España en 2011, de acuerdo con el Instituto de Estudios Turísticos (IET).
http://www.elmundo.es/america/2012/02/16/brasil/1329412767.html
Coitadinhos…
A Espanha esta quebrada! Conheço mais de uma dúzia de espanhóis que estão vivendo legalmente e ilegalmente no Brasil, pois na Espanha não teriam emprego. Cidades inteiras abandonadas, desemprego de mais de 25% e de mais de 50% para a população jovem. Tem muita gente na Espanha ganhando menos de 10.000 Euros por ano (conhenhamos, no Brasil não precisa ser ou fazer muito para ganhar R$2.000,00 por mês). Esta história de primeiro mundo já era. O único que ainda nos separa é a boa qualidade dos serviços públicos, mas no ritmo que vamos, muito brevemente chegaremos lá. Tem que coibir a entrada mesmo, não devemos acietar qualquer um no nosso país.
Turismo na Espanha? Não vou nem de graça!
Acho mais do que correto o Brasil aplicar a reciprocidade no caso da espanha. A anos os brasileiros são humilhados ao desembarcarem no pais, mais do que justo que sintam na pele o que temos passado a anos! Lamento muito, mais temos de fazer com que saibam que não aceitaremos mais todo o constrangimento que nosso povo vinha sofrendo!
Passar férias na Espanha, e, ser discriminado por ser brasileiro, não, obrigado! Mesmo com oferta gratuita nos hotéis, a dignidade não tem preço.
O agente federal e o governo brasileiro tem o apoio da população para aplicar com severidade a “Reciprocidade” que como o próprio nome diz é pura justiça.Existem países e pessoas que nada de bom tem a oferecer e quando aparecem alguma coisa ruim esta associada , pois bem a Espanha , infelizmente faz parte desta classificação.
Toma lá, dá cá. Beleza.
turismo espanhol??olha o que espanhóis vem fazer no Brasil : http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/03/23/espanhol-e-preso-em-porto-alegre-ao-tentar-embarcar-com-cocaina-para-europa-e-o-4-caso-em-2-meses.htm
Só os brasileiros podem levar Coice, eles começaram e agora que aguentem, ” Balas trocadas não Doem “…
Um sociólogo que fez escala em Barajas quando se dirigia com uma companheira a um congresso em Lisboa afirma que perguntou a um dos agentes: “Por que nos tratam como cachorros?” e que o policial respondeu: “Porque vocês não passam de cachorros”.
Devemos recebe-los com o mesmo carinho que recebem os brasileiros!
Turista espanhol não faz falta no Brasil!!
Um sociólogo que fez escala em Barajas quando se dirigia com uma companheira a um congresso em Lisboa afirma que perguntou a um dos agentes: “Por que nos tratam como cachorros?” e que o policial respondeu: “Porque vocês não passam de cachorros”.
Devemos recebe-los com o mesmo carinho que recebem os brasileiros!
Turista espanhol não faz falta no Brasil!
O brasileiro deve procurar outros destinos mais recepitivos do que a Espanha. Temos milhares de lugares mais atraentes e amigáveis a visitar. A Espanha não trata bem os brasileiros que a procuraram nestes anos. Não merecem ser destino de mais nenhum de nós.
[ ]s
Os espanhóis, e o portugueses também, de hoje ficaram curiosamente arrogantes. O espanhol desta reportagem diz que as medidas brasileiras são intransigentes! Meu Deus, quem diria, ouvir isso de povos que vinham para o Brasil “puxando a cachorrinha”… Aqui chegavam, e muitos enriqueceram. Mas aí, há meros 30 anos, entraram pra Europa, e agora “tão se achando”. Morei a estudos um ano na Espanha (2010/2011) e visitei Portugal no mesmo período. Apesar de gentis e educados, notei na atual geração desses países uma certa “arrogância europeia”, quando faziam questão de dizer que seus países são desenvolvidos. Ora, se assim o são e o “entrar pra Europa” exige tratar com desprezo os perrapados brasileiros, por que o Brasil não pode adotar medidas de reciprocidade com esses neoeuropeus?
Parece que os seus estudo em Espanha (ou neo-Europa, como refere) de nada serviram – continua embrutecido. O sentimento de inferioridade não podia ser mais óbvio.
Este texto parece que defende o Brasil ser mais atencioso com os Espanhois.Não pode, se eles nos trata mal, vamso dar o troco na mesma moeda,ou não seremos respeitado nunca.O brasil em vez de reclamar dos Brasileiros que vão ao Eua,por exemplo, deve abrir mais as portas para os Americanos tambem,porque hj esão nos tratando bem,seja por interesse ou não.
Quanta sandice … a “intransigência” e os “muitos requisitos” que o Brasil irá exigir para a entrada dos espanhóis é absolutamente IDÊNTICA AO TRATAMENTO QUE HÁ ANOS É APLICADO AOS BRASILEIROS que por lá chegam … aliás parece que até somos mais educados, pois não detemos velhinhas e as deixamos dois ou tres dias sem comida … Esses europeus acham que somos bobos, enquanto eles cresciam nós não eramos bem vindos por lá, agora que estão falindo querem ter o direto de livremente se debandarem para cá … e ainda tem uns vendilhões que acham isso justo
GARANTO QUE ESSES ESPANHOIS GATOS PINGADOS QUE NÃO ESTÃO VINDO PARA O BRASIL NÃO VÃO FAZER FALTA NENHUMA, MUITO PELO CONTRARIO, ERA CAPAZ DE VIR UM MONTE DE INDOCUMENTADOS PARA QUEREREM FICAR POR AQUI. FICA NA TUA TERRA E NÃO VEM MAIS ENCHER O SACO DOS BRASILEIROS. VAMOS PARAR TB DE IR NAQUELE PAISINHO DE 3º MUNDO DENTRO DA EUROPA. VAMOS PARA A ITALIA, PORTUGAL, GRECIA, ALEMANHA, CROACIA, AUSTRIA. DEIXEM OS ESPANHOIS MORREREM DE FOME
Demorou pra isso acontecer. O endurecimento e a intransigência deveriam ser estendidos aos Ingleses, Alemães e Franceses. Que fiquem nas suas terras e não venham trazer sua arrogância e suas migalhas pra cá.
Concordo, e também americanos, japoneses, argentinos, uruguaios e haitianos, que fiquem em seus países com suas migalhas.
Temos a certeze de que a intransigencia começou por ele, os requisitos pedidos aos espanhóis são devem ser os mesmos que eles nos pedem, sem o constrangimento que os brasileiros passam por lá.
Reciprocidade é dar a eles o mesmo tramento que temos, se está ruimnão fomos nós quem começamos.
Acho que vou à Portugal !
Uma medida que não interessa aos descendentes Espanhois e sim aos nativos brasileiros
Claro, haja vista os “nativos brasileiros” estarem sofrendo com a xenofobia espanhola, não os “descendentes espanhois” que vão e vem sem problemas.
Agora a Espanha é a vítima, me poupe, quantos brasileiros também temem diariamente serem barrados nos aeroportos espanhóis? O Brasil num pede nada que a Espanha não peça para a entrada de turistas, eles acham a medida “absurda” porquê não tem costume de ter que levar uma papelada toda vez que viaja, ao contrário do brasileiro que vai para lá e que tem que levar tudo isso, o povo brasileiro precisa ter mais amor próprio, os únicos países que os brasileiros podem entrar sem toda essa documentação são os países do Mercosul, fora isso temos que levar todo essa documentação que os espanhóis acham “absurda”. Só estamos pedindo deles EXATAMENTE o que eles nos pedem lá, nem mais, nem menos.
espanhóis não fazem falta nenhuma no Brasil muito menos agora que estão mandando imigrantes para cá a Policia federal faz bem em mandar todos de volta !ontem li que a Policia federal já começou a barrar e isso é bom!