Contra a greve, um vídeo
27/03/12 22:47O governo da Espanha colocou na internet há pouco tempo um vídeo para defender sua reforma trabalhista que acabou na Justiça.
Mais que um recurso dos novos tempos, a tática foi uma tentativa de aplacar a opinião pública contra essa reforma, que provocou ira tal por aqui a ponto de se convocar uma greve geral, nesta quinta-feira, só contra ela.
Por que tanto ódio? O texto da reforma, que modifica boa parte das relações laborais na Espanha, facilita e barateia as demissões e flexibiliza contratos de trabalho, inclusive de cargos públicos.
O premiê Mariano Rajoy argumenta que a reforma vai modernizar uma legislação laboral que é a mesma desde 1980, além de dinamizar a economia. Como não foi muito ouvido, ele e seu governo lançaram o tal vídeo e tacaram a produção no Youtube e no site do Ministério de Emprego e Seguridade Social.
Os socialistas, que hoje lançaram estudo afirmando que a reforma de Rajoy aumentará o número de desempregados e fará o PIB despencar e a dívida subir, foi à Justiça Eleitoral contra o vídeo. Eles acusam o governo de infringir a lei por divulgar o recurso em época de campanha eleitoral (para as eleições nas regiões da Andaluzia e de Astúrias, realizadas no domingo).
A Justiça deicidiu proibir a veiculação do vídeo, mas o governo recorreu da decisão e, por isso, ele ainda pode ser visto. Deem uma olhada enquanto está no ar: http://www.meyss.es/es/portada/reformalaboral/index.htm