A 'parada técnica' de Dilma
28/03/12 19:52Hoje saio um pouco da minha seara ibérica na carona da notícia que a Folha publicou sobre mais uma das viagens de turismo fora da agenda da presidente Dilma Roussef (disponível aqui para assinantes Folha e UOL).
Desta vez, no meio do caminho para a Índia, a presidente parou em Granada, cidade no sul da Espanha. Mas ano passado, em escala para uma viagem à China, ela passou dois dias em Atenas, na Grécia, junto com toda a sua comissão. Eu fui para lá acompanhar a estadia de Dilma, que não queria a presença da imprensa ali. Por isso, os dois dias que ela passou na capital grega foram uma verdadeira brincadeira de gato e rato entre ela e os poucos repórteres brasileiros que estavam por lá.
Sua assessoria dizia se tratar apenas de uma escala para descansar, mas logo depois de desembarcar no aeroporto, onde uma comitiva do governo local a esperava, a presidente foi direto para a residência oficial do primeiro-ministro, na época Georges Papandreou. Depois, foi para um museu, que ficou aberto até mais tarde para recebê-la. Em nenhum desses momentos, claro, quis falar com a imprensa.
No dia seguinte, a presidente saiu cedo do hotel, que abrigava toda a comitiva brasileira, para visitar o Panteão grego. Para driblar a imprensa no lobby do hotel, saiu pela garagem do local. No ponto turístico, parecia relaxada, vestia calça jeans e não se incomodava com o assédio de turistas, que pediam para tirar fotos.
Resolveu então se aproximar da equipe da TV Globo que filmava a visita e disse que daria entrevista sobre sua estadia em Atenas. Quando perguntada sobre um balanço de seus primeiros cem dias de governo, no entanto, deu uma baita bronca nos repórteres e saiu enfadada.
Naquele mesmo dia, mais tarde, na saída da comitiva para o aeroporto onde pegariam o voo para China, uma equipe do governo fez um sutil cerco à minha volta enquanto o carro da presidente, já com cara de poucos amigos, passava.
Nas (muitas) horas em que passei no lobby do hotel, ministros e outros membros do governo comentavam que, embora a parada em Atenas tivesse o propósito de descanso antes de chegar à China, a agenda intensa de turismo e encontros da presidente acabou cansando ainda mais o pessoal. Inclusive a imprensa…
parada técnica na Grécia e em Granada… que delícia!