Os indigestos Sarkozy e sanduíche de paella
09/04/12 10:32A Espanha não digeriu nada bem as declarações que o premiê francês, Nicolas Sarkozy, fez na semana passada usando o país ibérico como exemplo de que o socialismo não funciona para tirar a Europa da crise.
Sarkozy, que disputa a reeleição para o governo da França, ainda comparou a economia da Espanha com a da Grécia, tudo que o país ibérico está tentando evitar.
Foi uma clara espetada a seu principal rival, o socialista François Hollande, com quem disputa votos para as eleições, com o primeiro turno marcado para o próximo dia 22.
Os socialistas espanhóis exigiram uma retratação, mas o governo local, nas mãos dos conservadores do Partido Popular, relativizou o discurso do colega francês. Disseram que ele se referia à gestão anterior, de José Luis Rodríguez Zapatero, e que o fez na condição de candidato, não de chefe de Estado. Por isso, não cabe o pedido de retratação.
Agora, quase tão ofensivo –ou indigesto– quanto as declarações de Sarkozy é uma foto que rodou as páginas de facebook espanholas este fim de semana de um “sanduíche de paella” criado por uma rede de supermercados inglesa.
Como em geral em todo mediterrâneo, comida é coisa séria por aqui. Se é um prato tradicional como a paella então, nem se fale. Os espanhóis, que não gostaram de ver o prato enfiado dentro de um sanduíche e vendido na seção de comidas prontas de um supermercado inglês, aproveitaram para disparar contra a gastronomia inglesa, considerada por aqui como sem sabor e sem identidade.
Sinal de tempos de crise refletido nas prateleiras dos supermercados. Para tentar manter a economia e evitar grandes perdas, o que é tradicional dá espaço para o industrial, o fast food, o tosco.
Concordo com Mirian, sanduiche de paella? Por que não colocam dentro um jamón delicioso?
NEM QUE A VACA TUSSA E A GATA BERRE . SARKOZY PERDE ESSA ELEIÇÂO !
Ah Luiza, os espanhóis têm razão em ambos os casos, principalmente o sanduiche de paella. Como? Simplesmente
lamentável. A que ponto chegaram?
Bjo.
É o que os espanhóis estão dizendo por aqui Mirian! abs!