A crise com a Argentina na imprensa espanhola
17/04/12 20:58Afrontamento, guerra suja, duro golpe, espólio, latrocínio foram algumas das palavras empregadas nas manchetes dos jornais da Espanha desta terça-feira, um termômetro da ira que a decisão da Argentina em desapropriar a YPF, filial da espanhola Repsol naquele país, despertou por aqui.
Todas as palavras se referiam ao episódio, ilustradas com fotos centrais de Cristina Kirchner, que estampou as capas de cinco deles, a maioria com imagem da mandatária sob uma imagem sorridente de Eva Perón.
Por dentro, páginas e mais páginas analisando o caso em textos com toques nacionalistas, mais ou menos sutil, dependendo da linha editorial de cada jornal.
O “El País” dedicou seis páginas ao assunto; o “El Mundo”, cinco. Em editorial –seção que todos os principais jornais mencionaram o episódio–, ambos alertam para as “graves consequências” para a Argentina.
O assunto foi tratado com tanto destaque pela imprensa que quase não sobra lugar para temas como a tal viagem do rei Juan Carlos para caçar elefantes ou a novos cortes de gastos. Fazia tempo que não via uma manchete sem mencionar a crise economica por aqui…
Argentina podia ter seguido um jogo limpo, realizar uma OPA e comprar a empresa. Expropiaram e sabes quanto vao pagar: nada. Isto é um roubo em uma republica bananeira.
Tal como aqui eles que se dizem de 1º mundo adoram um fato novo pra esconder os velhos…
Mas na seção de comentários não havia unanimidade na defesa dessa empresa, pelo contrário muitas críticas.