O rei pede desculpas
18/04/12 10:55“Lo siento mucho”.
Foram as palavras do rei Juan Carlos 1º ao deixar hoje o hospital onde operou o quadril fraturado durante a polêmica viagem a Botsuana para caçar elefantes.
O pedido de desculpas, sem precedentes na trajetória do monarca, veio acompanhado de uma promessa de que o erro não se repetirá. O discurso foi feito depois de o rei acompahar do hospital todo o quiprocó que o episódio gerou dentro e fora da Espanha.
A estratégia, segundo comentaristas da família real estão dizendo, era reaproximar o monarca, avesso a polêmicas e confusões, da imagem de popular.
O comportamento é típico do rei espanhol: ele sempre busca fugir de qualquer confronto com políticos e o povo.
Em algumas horas, o vídeo com a declaração do rei já rodou as redes sociais por aqui. Deem uma olhada neste link.
O que vocês acharam da atitude?
viva la republica
não foi esse o “Rei” que acidentalmente (…) atirou com uma arma e matou o pr´prio irmão quando tinha 18 anos? Foi punido por isso por acaso? Breve, breve ele vem para o Brasil, pedindo asilo político…
…e é o mesmo que depois do que aconteceu não recebeu a visita da Rainha que ainda se encontra na Grécia, por além de tudo corre rumores de que estava em uma viagem organizada por sua “amiga íntima” Corinna zu Sayn-Wittgenstein…. uma entre as 1500 mulheres que ele teve depois da morte de Franco….Vaya!!
obrigado pelo apoio Rosangela. Uma monarquia é simplesmente uma forma milenar de uma ditadura. Esse Juan Carlos não merece o trono que ocupa. Aliás vamos parar de jogar confetti. Dêem ao povo espanhol o direito escolher se querem ou não a monarquia…
Ele tem uma coroa em cima da cabeça e nada dentro dela.
Cruzes, as pessoas andam tão iradas!
Pelo menos deste tipo de palhaçada aqui no Brasil estamos livres. E ainda existem uns doidos que acham que monarquia é benéfica a alguma coisa.
Desde tempos imemoriais a caça foi o passatempo associado à nobreza e simbolizava, para os príncipes e reis, virilidade, coragem e liderança. Numa Espanha atual, afundada na mais rasteira correção política, que promove casamento gay e beijaço durante visita papal, só pode merecer um rei que pede perdão por ter sofrido fratura no quadril quando procurava amenizar sua velhice assistindo a uma caçada.
Como todo político (bom ou mau), só aparenta “entender” que o que fazia era “proibido” quando é pego no flagra.
Aí se desculpa e mostra o quanto está arrependido.
Caso contrário, quando não é pego, aproveita tudo até o último segundo/gota/dinheiro…
Por mim a Espanha se implodiria, mas por favor, deixem os animais da Africa (velha e sofrida) viverem em paz. Quando é que o homem vai ser inteligente o suficiente para entender que o mundo não é dele? O ser humano tem que evoluir muito para ser considerado uma espécie inteligente, não acha?
Das desculpas, nada de mais.
De ter ido caçar elefantes, uma obscenidade ética e moral.
“quibrocó” – atentado à Lingua Portuguesa
Oi Antonio,
Você acha? Acho apenas uma maneira informal de se referir a uma confusão (quiProcó, não quiBrocó).
Obrigada de qualquer maneira.
Abs.
Luisa,
pensei que o ‘rei’ estava se desculpando por estar matando pobres e indefesos elefantes.
Pior que NÃO…só se desculpou porque fez a viagem em tempo de crise financeira…é um idiota…
Desculpas não vão trazer a vida dos animais de volta. Da minha parte não aceito! Vamos continuar assinando a petição online para excluir o rei do cargo de Presidente de Honra da WWF Espanha!
Com a desastrada e leviana viagem do rei à Àfrica, a Espanha mantém a tradição de ser leviana. Vamos lembrar: a Inquisição da Reina Isabel a católica(quanta gente queimada), as pessimas administrações de empresas espanholas no exterior; caso da petroleira na Argentina que não aplicava os lucros, da extinta Telefonica, etc… E as crueis e insistentes atitudes contra brasileiros nos aeroportos espanhois. AGora, a caçada de elefantes enquanto a Espanha está numa crise imensa. Essa justifica a renúncia do rei
Uma pena que os “Reis brasileiros” e seus amigos também não saibam reconhecer seus “deslizes”. O Rei espanhol equivocou-se sim, mas é um cavalheiro e sempre portou-se corretamente, diferentemente de outras monarquias. Ele evita confronto com o povo? Parabéns pra ele, nesse aspecto.
Para se redimir totalmente, o rei deveria ser bem mais incisivo. O pecado maior não é gastar alguns milhares de euros – isso os milionários fazem num fim de semana na praia. O grande pecado de Juan Carlos foi usar o tempo livre para matar elefantes, animais inteligentes, amorosos com os da sua espécie, dóceis quando não confrontados. A vida de um elefante não tem preço.
Com certeza! E o pateta ainda tem cargo de honra na WWF…é brincadeira!
Acho normal o Rei da Espanha evitar os confrontos. Ele é apenas a representação “Real” de uma monarquia parlamentar, sem poder “real”. A sua função é apenas representar o país e seus cidadãos. Se ele começasse a entrar em debates e polêmicas entorno da sua vida, duraria pouco tempo no trono (principalmente em um país como a Espanha, onde a inveja é o esporte nacional). Podemos gostar ou não gostar das monarquias democráticas modernas, mas eu pessoalmente acho melhor ter uma representação institucional neutra, na forma de um rei, do que presidentes que defendem mais os seus interesses de partido do que os interesses comuns da pátria. O Rei da Espanha tem feito muito pela unidade do país e simplesmente cometeu um erro porque é humano (como você e como eu). Desculpas aceitas. Longa vida ao Rei.
Acho que o povo espanhol já passou da hora de exigir uma república, onde todos são iguais perante a lei e perante os outros homens.
O rei (um pateta, convenhamos) vai fazer ou falar qualquer coisa, desde que não precisa trabalhar para ganhar o próprio sustento. A realeza, como sabemos, é um bando de debilóides e incompetentes que vive às custas do povo.
É a ociosidade dos reizinhos que provoca essas mazelas!
O ocioso rei de Espanha caça elefantes!
O ocioso rei de Banânia, caça recursos não contabilizados para comprar militontos!
Onde existe “rei” não existe democracia.
Esse verme pediu desculpas por ter ido matar elefantes num momento de crise finaceira da Espanha. Não por ter ido matar elefantes!!!
Exaaaaatamente!
os europeus continuam racistas, arrogantes e colonialistas…