Os vovôs indignados
26/04/12 16:27Quem também se uniu aos protestos contra o aumento das tarifas do metrô foi o braço “sênior” do movimento dos indignados –aquele que tomou as praças da Espanha e inspirou o Occupy Wall Street, de Nova York.
Formada em maioria por antigos ativistas e idosos que simpatizaram com os indignados no ano passado, a turma, só de maiores de 60 anos, anda fazendo barulho.
No fim do ano passado, os vovôs indignados ocuparam a sede da agência de risco Fitch em Barcelona. Era um manifesto contra os recortes de pensões aqui na Espanha e na Grécia.
Na semana passada, pararam um ônibus também na capital catalã, desta vez em protesto contra o aumento das tarifas em maio.
Nesta manhã, 50 deles entraram no prédio da secretaria de Interior da Catalunha para pedir a libertação de três jovens presos no protesto da capital catalão durante a greve geral da Espanha, do dia 29 de março. Um dos presos é neto de um deles, segundo informou o movimento.
Como respeito aos mais velhos é bom e os espanhóis também gostam, o secretário geral de Interior recebeu os vovôs em audiência. Eles reclamaram, desta vez, da proposta de reforma do Código Penal espanhol que, entre outras mudanças, restringe o “direito de reunião” no país, tornando manifestações mais restritas e passíveis de se coibir. Não houve decisão sobre a libertação dos jovens, e o os vovôs deixaram o prédio sem confusão.
Uma atualização: três dos autores da sabotagem do metrô de Madri ontem sobre a qual contei aqui foram detidos hoje. Vão ser julgados, segundo a Polícia, por “desordem” e “ameaça pública”, e podem pegar até cinco anos de prisão ou ter de pagar multa de até 30 mil euros.
Estamos precisando de vovôs assim no Congresso!
Espanha, país decadente, explora pesssoas idosas, que trabalaram duro por sua pátria.
Povo arrogante e nojento.
montini voçe é italiano não pode falar nada se não brasil os politicos fosem outros seria o melhor pais do mundo