Crise diplomática em 'dia de infarto'
17/05/12 21:38A Espanha viveu hoje um “dia de infarto”, como se costuma chamar por aqui essas jornadas em que o país é metralhado com queda na bolsa, especulações de todos os lados, rumores de intervenção e afins.
Mas o tal “infarto” de hoje foi mais além. Não bastou o Bankia –banco nacionalizado na semana passada– despencar na bolsa, nem a Moody’s rebaixar a nota de 16 bancos, nem a aprovação no Congresso do maior corte social na história do país, nem o apertão de 13 bilhões de euros imposto aos governos regionais.
Para completar o dia, a Espanha teve ainda uma crise diplomática. E com a Inglaterra –e sua rainha, para ser ainda mais complicado.
Por causa de um incidente envolvendo pescadores espanhóis em Gibraltar, a colônia inglesa reivindicada pelo país ibérico, a rainha Sofia da Espanha cancelou viagem a Londres para comemorar os 60 anos de reinado de Elizabeth 2ª.
A ordem, na verdade, veio do ministro de Exteriores espanhol, José Manuel Margallo. Do Brasil, onde cumpria agenda oficial, Margallo já estava de olho nas negociações entre os pescadores espanhóis e o governo de Gibraltar para o desbloqueio da pesca na baía de Algeciras, uma área bem próxima ao território espanhol onde os pescadores costumam trabalhar.
Nas últimas semanas, a pesca acontecia sob a vigilância da polícia de Gibraltar. Sem um consenso, Margallo enviou a ordem para que a rainha cancelasse a viagem à Inglaterra.
Intervir na agenda da família real é um recurso que o governo espanhol pode usar quando julgue inadequada uma atividade ou viagem de algum membro da realeza — e você, como muita gente aqui, estará se perguntando por que o governo não fez o mesmo ao saber da polêmica viagem do rei para caçar elefantes na África…
Ninguém sabe, mas sobrou para a rainha, que foi impedida de visitar sua colega inglesa, com quem almoçaria amanhã. A imprensa inglesa, pelo que eu vi por aqui, já está destacando a notícia. O site do “The Sun” acusa a rainha Sofia de “esnobar” Elizabeth 2ª.
Em uma semana em que cumpriu bodas de ouro com o rei –uma data que foi sutilmente ignorada por boatos de que a rainha não estaria nada contente com a viagem de seu marido à África –, a rainha Sofia terá de ficar em solo espanhol. Torcendo para que não haja outro “dia de infarto”.