Supremo cá, Supremo lá
31/05/12 21:23Um escândalo envolvendo o presidente do Supremo Tribunal revela que ele usou dinheiro público para bancar viagens.
O enredo soa familiar? Qualquer semelhança com o caso do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes é mera coincidência. E que coincidência. O presidente do Supremo Tribunal daqui da Espanha, Carlos Dívar, está sendo acusado viajar com dinheiro público.
No caso do lado de cá, a acusação é de que Dívar usou verbas do tribunal para viajar pelo menos 20 vezes a Marbella, o luxuoso balneário espanhol, entre 2008 e o início deste ano, em datas que não coincidiam com compromissos oficiais. Nas viagens, o juiz gastou mais de 18 mil euros, que, segundo a denúncia, entraram no orçamento do tribunal.
A acusação foi feita por outro juiz do Supremo e está na Justiça.
Hoje, o presidente do Supremo falou sobre o caso pela primeira vez a jornalistas. Negou as acusações, alegando que a viagem foi oficial, para entrevistas e encontros de caráter privado em um hotel que não era “luxuoso”, como vinham afirmando jornais, e sim um quatro estrelas. Refutou também os rumores de demissão do atual cargo.
Caso a Justiça acate a denúncia, ele pode ser suspenso do cargo por até três anos.
Nesses dias de pânico com recordes de prêmio de risco e rumores de resgate, a suposta infração de Dívar tem ganhado destaque na imprensa. E, diferenças à parte, fez até o caso de Gilmar Mendes repercutir por aqui.
Luisa,
Um de nós dois está mal informado sobre o ministro Gilmar Mendes.
Ele denunciou uma tentativa de chantagem e uma campanha de mentiras contra ele em blogues financiados pelo governo federal e estatais.
http://oglobo.globo.com/pais/gilmar-mendes-acusa-lula-de-divulgar-falsas-informacoes-5058769
Acusação sobre mal uso de dinheiro público eu não vi em lugar nenhum.
Olá Citati, não acho que você esteja mal informado não. Quanto mim, quis apenas apontar que aqui na Espanha, como aí no Brasil, há um escândalo envolvendo o representante do Supremo, sem que isso signifique necessariamente esse tipo de acusações a que você se refere. Obrigada.
Abs,
Luisa.
Questão geográfica também é problemática. Fosse aqui no Brasil, bastaria negar e pronto. Mesmo que filmado ou fotografado ou, como no meu caso, ambos, em Paris com o Ministro Veloso, tudo deixa de existir. Aqui não esc}ândalo, toda notícia é mentira, não tem inflação, crescemos 10% ao mes ,etc. e o resto é mentira de gente que não quer v er o Brasil grande. Mas não dá pra você ir jantar num simples reataurante, seu carro é roubado no estacionamento, ,etc. Acho que a Espanha está mais desenvolvida e menos elegante. Nosso ministro foi visto em Paris, a cidade Luz. Coisa Linda !
como escribia o saudosso paulo francis ,catolico e latino tudo ladrão