Barrados em Madri, versão México
22/06/12 19:50Não são só brasileiros que reclamam de serem barrados arbitrariamente no aeroporto aqui de Madri. A mesma crise diplomática entre Espanha e Brasil se repete com o México.
Ou se repetia, porque, assim como os brasileiros, o governo mexicano elevou a voz aos espanhóis. E já conseguiu, no papel, uma garantia positiva. Nesta sexta-feira, o governo espanhol anunciou a flexibilização para a entrada de mexicanos.
O Ministério de Assuntos Exteriores emitiu uma nota afirmando que só não vai admitir cidadãos do México por razões “plenamente justificadas”. Ou seja, só será barrado quem deixar de apresentar todos os requisitos para entrar no país –e não apenas um, como acontece até agora com mexicanos, brasileiros e, teoricamente, todos os turistas nos aeroportos espanhóis.
A principal mudança é que a tal da carta convite –um burocrático documento que deve ser apresentado por turistas que se hospedem na casa de amigos ou familiares na Europa– poderá agora ser retirada nos sites das embaixadas e consulados, em um processo bem mais simples. Antes, a carta tinha que passar pela polícia, ter tradução juramentada e requisitos como a comprovação da relação entre o turista e o dono da casa onde se hospedará.
Além disso, os mexicanos poderão usar um cartão de crédito para comprovar a renda exigida para entrar no país (65 euros por dia em que passará viajando) e, segundo se comprometeu o governo espanhol, terão sempre um representante do consulado a postos no aeroporto de Madri. E quem estiver apenas em uma conexão para outro destino na Europa passará por um processo mais rápido para facilitar o trânsito dentro do aeroporto, segundo o documento do Ministério de Assuntos Exteriores.
Desde o início do ano, o México vinha subindo o tom dos protestos diplomáticos contra casos de cidadãos barrados nos aeroportos de Madri e Barcelona. Em um encontro com o rei Juan Carlos 1º da Espanha no início do mês, o presidente mexicano Felipe Calderón mencionou o problema.
Na ocasião, o país conseguiu da Espanha uma promessa de reunião para discutir o tema. A resposta rápida do governo espanhol, segundo especularam por aqui, veio para evitar uma reciprocidade como a que o Itamaraty passou a aplicar em abril para turistas espanhóis.
A diferença é que, enquanto o México já tem uma garantia formal da flexibilização da entrada de seus cidadãos, os brasileiros, até agora, só conseguiram uma promessa do rei espanhol.
Luisa sou seu fã… excelente artigo. E claro os comentários faz senão reforçar nossa opiniãoacerca do partido no Poder, a qualquer preço, com suas ladainhas hipócritas… em nome da justiça social.
Obrigada Gil!
um abraço.
o prestígio e a atuação dos diplomatas mexicanos estão melhores que os dos brasileiros, mas qual dos dois povos deixa mais euros na Espanha?
Desde a chegada ao poder, o P.T. acabou com nosso Itamaraty, outrora muito mais eficiente.
Hoje seu comando virou + 1 cabide de emprego do P.T.
Parece que por fim os políticos criam juízo e a coisa vai ser ajeitada.
Não sabem, os políticos, como todo o assunto prejudicou a imagem da Espanha no Brasil. Isso não tem preço!
este blog só fala sobre barrados ??não tem um assunto mais interessante para a sociedade ?esta história de barrados todo mundo sabe que só vem de países com baixa autoestima como a Espanha que está no abismo ! olha mais uma de imigrantes espanhóis aqui no brasil no video abaixo !!!http://www.youtube.com/watch?v=2KDxK1HIXBE
Não davis, falamos de várias outras coisas também! Dê uma olhada nos posts antigos, por favor. Os barrados já foram temas de três posts por ser um assunto que não só fala das relações entre Brasil e Espanha mas também que é notícia com frequência desde que o blog começou a funcionar.
De qualquer maneira, há algum tema sobre o qual você gostaria de saber mais?
obrigada.
abs,
Luisa.
bon dia a todos, Buenos dias.
Ante todo, disculpas por no poder expresarme en Portugues. Quisiera dar mi opinion. Parece que se tiene un odio especial a brasileños, mexicanos, colombianos etc. Nada más lejos de la realidad. En España hubo un boon inmobiliario, como ahora en brasil, que atrajo a millones de personas , de muchos paises buscando trabajo, y lo habia, sobre todo de baja cualificación. Ocurrio, que junto con miles de personas buenas y honrradas, llegaron algunos que no lo eran tanto, Vinieron mafias, sicarios , prostitución . En España, pese a la crisis, viven millones de inmigrantes, la mayoria sudamericanos, con todos sus derechos, sanitarios, educacion etc. De España para desgracia, solo salen los mejores (ingeneiros, técnicos etc). La mano de obra sin cualificar, que sale mucho menos, porque aqui tienen derecho a paga por desempleo, la inmensa mayoria lo hace hacia europa. En España, una parte importante del negocio de la prostitución, es extrangero, una importante brasileña, traida ilegalmente y explotada por sus mismos compatriotas, esto supone el o,5 por ciento o menos, pero contamina todo, es lo visible, como tambien actuan mafias de colombianos y mexicanos dedicadas a la droga, y es el o,5, pero es lo que se ve Pasa que estos se cuelan, y el honrrado, como casi siempre, es el que paga. Pasa lo mismo con los españoles en cualquier sitio ( estereotipo español: toreros, vagos,presuntuoso etc,etc. ) pero les aseguro, que aqui, como en Brasil, o mexico la inmensa mayoria, son gente trabajadora y honrada. Tiene que haber una formula para terminar con esta desagardable situacion ( entre ellas sancion inmediata al funcionario que incumpla o malinterprete la ley). Tenemos que cambiar los estereotipos, sobre todo, con informacion veraz: Voy com mucha frecuencia a Brasil, me encanta. se me ha tratado de forma exquisita, como a mis amigos brasileños cuando viene a España
Esto es el 99 por ciento. Miles de españoles van a brasil, y no tienen problemas, algunos los tendran y eso es noticia. La noticia es lo excepcional, Que hay casos desagradables en un lado y en otro, seguro. Aqui es donde hay que pedir responsabilidades, y sobre todo, pedir perdon al ofedido e indennizar. Y, sobre todo, dejemos aparte la alta politica, que utiliza los temas en cada momento , conforme a sus interes. Por las relaciones que me unen, considero a Brasil mi segunda patria, por la experiencia española, temo ( quiera Dios que me equivoque), que pase como en España, que despues del “boom” venga el “crac”.
Un cordial saludo para todos.
Reitero mis disculpas por no expresarme en Portugues, pues aunque lo entiendo, no quiero hacerlo incorrectamente.
Gracias Pedro por tu declaración. Creo que a todos se les pudo entender qué has querido decir.
un saludo,
Luisa.
buenos dias Pedro,
muito pertinente o seu depoimento.
Pedro, entendo sua colocação. Para mim, o maior problema do povo Espanhol, é a ignorância. Sinto muito e não quero te ofender. Mas, o que percebo é que as pessoas adoram rotular tudo, se sentem superiores não só ao latino americanos, mas a todo o restante das pessoas do mundo. Minha experiência no seu país foi um aprendizado para a vida. Aqui pude sentir o preconceito (sou uma cientista, de pele muito branca e cabelos escuros), pude experimentar todos os tipos de comentários desagradáveis relacionados ao meu país e ao meu povo. Experimentei o tratamento mais mal educado e desaforado. Nunca precisei de 1 euro espanhol. Isso se chama ignorância. Poucos são como você que viaja e sai para abrir seus horizontes. O brasileiro pode ter muitos defeitos, mas somos pessoas de bom coração. Pessoas que sabem olhar para o outro como pessoa e não como uma raça ou uma espécie inferior. Talvez, a mistura do nosso sangue tenha nos deixado essa herança. Claro que existem pessoas racistas e loucas. Isso existe em qualquer lugar do mundo. Mas, você deve imaginar a alegria que se sente quando encontramos um brasileiro em outro país. Como nos cumprimentamos, como nos ajudamos, como nos tratamos. O povo brasileiro, no geral, se sente irmão. Com relação à prostituição o homem espanhol procura esse tipo de serviço. Não são apenas prostitutas brasileiras, são de outras nacionalidades também. Elas estão aqui pq existe trabalho para elas. O que é necessário e urge para o seu povo é uma nova visão de mundo com menos rótulos. As pessoas nunca nem estudaram a história do mundo… não existe conteúdo certo e razoável para tanto preconceito com os estrangeiros.
Se tivéssemos segurança, certamente optaríamos por turismo aqui no Brasil. Pq. temos regiões lindíssimas dentro de nosso país.Todavia, os delinquentes de até 16 anos, podem votar, mas não podem ser presos porque não repondem pelos seus atos. Mas daí um país quebrado precisando dos
turistas mas discriminalizando de tal maneira os bobos ds buruzileros, e a dona Imperadora mandando 15 bilhões de dólares para o FMI. Dá nojo.
A Espanha esta na pior, em vez de destratar as pessoas que p/ lá vão deveria receber com respeito e educação pois deixarão os dolares naquele país.
É revoltante como esses espanhóis imbecis tratam os latinos. Séculos atrás aqui vieram sem serem convidados, invadiram, roubaram, depredaram, mataram, fizeram filhos e não foram punidos. Agora tem de acolher os herdeiros daquela pilhagem, oras bolas. Madri e Lisboa não entram no meu roteiro de viagens.
O revoltante é a xenofobia, que pelo visto sim esta no seu roteiro.