Madrilenhos nas ruas...para fotografar
09/07/12 07:35Pode soar repetitivo, eu sei, dizer que milhares de pessoas saíram às ruas do centro de Madri neste fim de semana, em um país em crise com manifestações quase diárias. Neste caso, porém, a reunião não foi para protestar, mas para fotografar (o que também pode ser uma forma de protesto, mas essa discussão deixamos para plataformas mais apropriadas).
Era um concurso de fotografias de cenas de Madri que retratassem momentos de alegria de Madri, promivido pelo PhotoEspaña, uma das maiores mostras de fotografia da Europa que está em cartaz aqui na cidade.
Qualquer pessoa podia participar. Bastava se inscrever antes no site do PhotoEspaña e, durante todo o dia no sábado, seguir os pontos indicados pela organização. O foco do concurso, chamado “Celebre o que você tem”, era, segundo a organização, capturar “gestos e detalhes que passem despercebidos e que animem nosso dia e nos ajude a superar os momentos complicados” –pronto, taí de novo a crise se metendo no assunto.
Sempre me chamou a atenção o bom uso que os madrilenhos fazem das ruas, no frio ou no calor, de manhã ou de madrugada, como ocupam o espaço público, cuidam e tiram proveito dele. Por isso esses eventos costumam capturam minha atenção, ainda que sejam em um sábado de sol e calor sufocante do verão madrilenho.
O que não inibiu os milhares de inscritos no concurso, que perambularam pelo centro de 12h30 até 20h, quando o sol ainda está forte por aqui. Nessa hora, todos entregaram as fotos na praça de Callao, no centro, onde por duas horas, um telão reproduziu as fotos de todos os participantes. Um juri especializado selecionou as dez melhores e jogou as finalistas no Twitter, onde internautas escolheram o vencedor.
O prêmio: € 600 (R$ 1.500) e 52 caixas de cerveja de uma marca espanhola patrocinadora do concurso. Esta foto que reproduzi aqui no blog foi a segunda colocada, mas, para a minha preferida entre as dez selecionadas. As outras estão disponíves aqui.
Hoje começou a edição virtual do concurso, que lançou um aplicativo através do qual qualquer pessoa pode mandar fotos (aqui o link para quem queira ver fotos ou vá passar por Madri e se anime a participar). O único requisito é que elas sejam feitas em Madri e retratem os temas parque, amigos, vida, energia, cultura, cidade e movimento. Depois do dia 31 de agosto, o júri escolherá 35 fotos, que formarão uma exposição na praça de Callao durante todo o mês de setembro.
Gostei muito do “bom uso que os madrilenhos fazem das ruas”……disso eu sinto muita falta…..aqui a gente só faz uso de shoppings…uma depressão…a rua é pública, democrática, igualitária…..tem ar, sol, chuva, frio….tudo natural….ver a rua cheia de gente ..passeando..indo e vindo…é o verdadeiro sinal de liberdade de um país !
Também acho Fernando.
abs.
acho fantástica a disposição dos espanhóis de festejarem o cotidiano, estamos precisados de eventos assim aqui no Rio.
O máximo que acontece para aumentar a auto-estima da cidade é promover faxina da praia ou nas encostas das “comunidades” promovida pela Globo, que por sua vez, promove seus atores como garis.
Cafe Mahón! Como hecho de menos mi viejo barrio de Malasaña!
Exatamente o que faz falta aqui em Berlim é uma Ipanema e uma Malasaña.