Fogo na Espanha
23/07/12 19:50A Espanha está pegando fogo hoje, literal e figurativamente.
O fogo literal é um grande incêndio no norte que já deixou milhares de pessoas desabrigadas e quatro mortas. Já o figurativo…são os mercados incendiando a economia do país e esquentando os rumores sobre um resgate financeiro.
O incêndio no norte do país começou no domingo em Girona, quase fronteira com a França. Ninguém sabe a causa, mas o governo suspeita de uma ponta de cigarro lançada para fora de um carro.
Com o calor e o vento fortes, o fogo se alastrou por florestas, povoados e estradas da região e ainda não foi controlado. Dez estradas foram fechadas. Em uma delas, motoristas e passageiros tiveram que abandonar os carros e fugir das chamas que se aproximavam. Um francês e sua filha morreram afogados ao se atirar no mar. Outro francês e um espanhol também morreram.
Uma espanhola filmou a fuga dos motoristas, que pode ser vista neste vídeo. Esta e as outras imagens que os noticiários mostram ao longo do dia são impressionantes.
O pessoal de Barcelona que diz as cinzas chegaram até a cidade. O mesmo aconteceu em Valência, onde estive há um mês, justo nos dias em que outro incêndio destruía 50 mil hectares de um dos principais parques florestais do país. Embora o incêndio não tenha chegado até a cidade, havia uma chuva de cinzas por lá.
Neste verão, além de Valência e Girona, já houve incêndios também na ilha espanhola de Tenerife, e, em Portugal, nas regiões do Algarve e da ilha da Madeira, que ainda se recupera de enchentes que arrasaram a ilha há dois anos.
Fora o incêndio literal, o dia também ferveu nos mercados, que a Espanha já não sabe como controlar. Depois da chamada “sexta-feira negra”, quando uma região do país pediu resgate e a União Europeia aprovou o socorro financeiro a bancos espanhóis, os investidores não deram tregua ao país nesta segunda-feira.
A bolsa desabou logo ao abrir. O prêmio de risco espanhol, que é a diferença entre os juros pagos pela dívida no país e na Alemanha, chegou a 640 pontos, um recorde histórico, assim como os juros pagos pelo bônus a 10 anos. Foi a 7,5%, um valor que torna insustentável para o país se auto-financiar. Por menos que isso, Portugal, Irlanda e Grécia já pediram resgate.
Como se não houvesse fogo suficiente, o Banco Central divulgou nesta manhã que a economia da Espanha contraiu 0,4% no segundo trimestre deste ano.
A tensão desta segunda-feira é ainda reflexo da última sexta-feira, em que a União Europeia aprovou ajuda de 100 bilhões de euros aos bancos espanhóis e as comunidades autônomas da Espanha, equivalentes a Estados, começaram a pedir socorro financeiro ao governo.
Este foi um mecanismo que o premiê Mariano Rajoy lançou na semana passada para dar mais liquidez a essas regiões, quase todas muito endividadas. Valência já recorreu ao socorro, e pelo menos outras 12 comunidades, de um total de 17, devem solicitar a ajuda nos próximos dias, segundo levantamento do jornal “El País”.
Com tudo isso, muitos economistas acham que um resgate financeiro total à Espanha é questão de dias. O ministro de Economia descartou esta possibilidade nesta manhã, mas não convenceu. Como as chamas de Girona, é um incêndio que o governo ainda não conseguiu apagar.
É muito preocupante.
Haja bombeiro para ambos os incêndios!
Luli,
li uma noticia no O GLOBO que dizia o seguinte “O leitor espera (da noticia) mais desdobramento, análise, mais debate e mais profundidade.”
Achei engraçado que o que ele colocou vc já faz ha muito tempo. E vamos combinar que muito bem.
Parabéns por estar sempre a frente das tendencias.
Bjs.