Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Luisa Belchior

Diário Ibérico

Perfil Luisa Belchior é correspondente-colaboradora em Madri

Perfil completo

O voo 5022, quatro anos depois

Por Luisa Belchior
20/08/12 15:53

Há exatos quatro anos a Espanha viveu um de seus piores acidentes aereos. Um avião da extinta Spanair explodiu no ar logo após uma tentativa de decolagem do aeroporto de Barajas, em Madri, e 154 passageiros, um deles um brasileiro morreram. Apenas 18 sobreviveram.

Nesta segunda-feira, além de homenagear as vítimas, as associações de familiares das vítimas e de piloto lembraram também alguns buracos na investigação das causas do acidente. Como no caso do voo 447 da Air France, que em maio de 2009 caiu no Atlântico provocando a morte de 228 pessoas, eles acham que as conclusões sobre a queda do voo 5022 da Spanair são simplistas, apontando para erro humano e ocultando falhas do avião.

Há um ano, a agência de aviação civil apresentou informe sobre o caso em que apontava falha humana e encerrou o caso. Com o documento, o juiz que julgava o caso o deu por encerrado, condenando apenas funcionários que revisaram o avião em terra e autorizaram o voo.

Hoje, há um total de 14 recursos contra a decisão.

Sindicatos de pilotos pedem que se reabra a investigação da agência de aviação civil para saber por que a aeronave não emitiu um aviso, ou se os pilotos levantaram voo mesmo com os avisos.

Acham que o fabricante do avião, a Boeing, e a Spanair, também têm responsabilidade sobre o caso. A primeira por fabricar um avião com uma falha e a segunda, por não detectá-la. A associação dos familiares diz esta convencida, por relatórios alternativos, de que havia uma falha no avião, um Boeing MD-82, e afirma que aeronaves do modelo que continuam a operar pelo mundo podem ter o mesmo problema.

O avião, que tinha as Ilhas Canárias como destino, caiu segundos depois de decolar, ainda na pista de Barajas, por problemas técnicos. A investigação da agência de aviação civil concluiu que os pilotos não acionaram dois aparatos na asa da aeronave que auxiliam o voo.

Mas relatórios alternativos apontam que o alarme para indicar a falha não teria soado, deixando os pilotos desavisados sobre a falha.

A Justiça analisa os recursos e também indenizações às famílias. Para complicar o quadro, a Spanair, que operava mais de um quinto dos voos no país, quebrou no início do ano, deixando mais um vácuo no caso.

Hoje, os familiares das vítimas fizeram homenagens em Gran Canária, que seria o destino final do voo e a origem de muitos passageiros, lançando flores ao mar. Aqui em Madri, também houve homenagem, e o Ministério de Defesa aproveitou a data para anunciar que trabalha em programa para antecipar a falhas de sistema e exigir critérios mais rígidos.

 

About Luisa Belchior

Luisa Belchior , 30, vive em Madri desde 2009. É doutoranda em Migrações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri, onde cursou também especialização em Informação Internacional e Países do Sul. Começou na Folha em 2007, na sucursal do Rio, cobrindo os casos de violência da cidade. Antes, trabalhou no “Jornal do Brasil” e em “O Fluminense” e viveu seis meses nos Estados Unidos. É formada em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro. De Madri, é também correspondente da "Globonews" e da “Radio França Internacional” e faz colaborações para a revista “Vogue”.
View all posts by Luisa Belchior →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Renato comentou em 26/08/12 at 3:00 pm

    Quis dizer que não foi inicialmente fabricado pela Boeing, ie sim pela Macdonnel Douglas, nclusive esse avião não é mais fabricado. O caso é que a Boeing comprou a Macdonnel Douglas e vc considera que é um fabricado pela Boeing e não é.

    • Luisa Belchior comentou em 27/08/12 at 1:20 am

      Oi Renato,
      Entendi. Então estávamos falando da mesma coisa.
      um abraço.

  2. Renato comentou em 21/08/12 at 8:24 am

    O MD-82 não é da Boeing.

    • Luisa Belchior comentou em 21/08/12 at 4:04 pm

      Olá Renato,
      Dê uma olhada no site da Boeing: http://www.boeing.com/commercial/md-80/product.html.
      abs,
      Luisa.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emaillulibm@gmail.com

Buscar

Busca
  • Recent posts Luisa Belchior
  1. 1

    Bicicleta em Madri, parte 2

  2. 2

    Espanha fecha primeira TV pública

  3. 3

    Austeridade em Portugal: até quando?

  4. 4

    O livro de Zapatero

  5. 5

    Prisão lá, prisão cá

SEE PREVIOUS POSTS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).