O rei está nu
19/09/12 03:50Em tempos de príncipes e princesas desnudados por fotos de paparazzi, a família real da Espanha também tenta se despir. Mas só figurativamente!
É que desde a semana passada a realeza lançou um site com mais transparência das atividades e gastos dos reis e príncipes. A página (www.casareal.es), que já existia, foi reformulada e agora tem também fotos pessoais dos monarcas e mensagens diretas para os espanhóis.
A primeira delas, assinada pelo rei Juan Carlos, saiu hoje já com grande repercussão. Em um texto que faz lembrar sua condição de chefe de Estado da Espanha, o monarca faz um apelo a que espanhóis permaneçam unidos para superar a crise.
A mensagem foi interpretada por aqui como um recado ao independentismo catalão do qual falei em posts recentes.
Ainda que não mencione espeficamente o tema, o rei diz que “o pior que podemos fazer é dividir forças”.
Representantes de partidos catalães disseram lamentar que a carta do rei não reconheça em nenhum momento a diversidade e pluridade existente no país.
Todos os líderes de partidos representados no Congresso também comentaram a mensagem. Os socialistas expressaram respeito a ela, e populares, mais simpáticos à ideia de uma monarquia no país, elogiaram a iniciativa de Juan Carlos.
A transparência do site, segundo já vinha se anunciando por aqui desde o início do verão europeu, é a base de uma forte estratégia para fortalecer a imagem da realeza entre os espanhóis.
No último ano, ela degringolou depois de um escândalo de suposto desvio de dinheiro público pelo genro dos reis Iñaki Urdangarin. Quando o assunto ainda ocupava capas de jornais, o famoso tombo do rei em uma viagem África puxou ainda mais para baixo a imagem da família real.
Para quem não lembra, Juan Carlos estava em uma viagem para caçar elefantes que, além de polêmica por si só, foi feita em segredo durante uma semana em que a Espanha se encontrava às portas do resgate financeiro a seus bancos.
Mas isso é passado, pelo menos para a Casa Real, que começou a estratégia de retomar a aprovação dos espanhóis divulgando uma sessão de fotos com os príncipes e suas duas filhas para celebrar o aniversário de 40 anos da princesa Letizia.
A intenção, com isso, é que a monarquia se deixe “desnudar”, ainda que mostrando só as partes que lhe interessa.
A existência de uma monarquia parece incompatível com o nível de endividamento do Estado.
iñaki supostamente no desvio dinero robo mismo,el rtey fue para africa matat elefantes con la querida viva la republica