Outro abraço ao Congresso
24/10/12 01:52Lembram que no mês passado manifestantes se reuniram em Madri para um abraço simbólico ao Congresso dos Deputados (neste post)? Hoje, enquanto os deputados discutiam a proposta de orçamento para 2013, cerca de voltaram a circundar o Congresso, aqui no centro de Madri.
Desta vez, não houve violência, ao contrário do primeiro “abraço”, que terminou no mais violento confronto entre policiais e manifestantes em Madri este ano, com 64 feridos e 35 pessoas presas.
Nesta terça-feira, os participantes do protesto apenas sentaram ao redor do Congresso, e respeitaram as muitas restrições impostas por 600 policiais destacados para atuar na manifestação. O movimento que convocou o protesto queria justamente mostrar que seu objetivo não era usar a violência, mas fazer um ato simbólico contra a política de ajuste do governo que, segundo declaram hoje, levará o país à miséria.
Mesmo assim, o governo de Madri informou que vai multar os convocantes da manifestação em 6 mil euros (cerca de R$ 15 mil) porque o ato não estava autorizado.
Lá dentro, deputados e membros do governo passaram todo o dia discutindo o projeto de orçamento, que prevê apertar ainda mais os gastos públicos.
Bom dia Luisa, gosto muito dos seus relatos sobre o cotidiano Espanhol. Deve ser um país gostoso de se viver, apesar da crise.