Na Espanha conservadora, ´vitória´de Obama
06/11/12 15:59Se as eleições americanas fossem decididas pelos espanhóis não haveria o mistério sobre o resultado: o atual president Barack Obama ganharia com ampla maioria.
Isso foi o que concluiu uma consulta feita pelo instituto de pesquisas Metroscopia com cidadãos do país ibérico. A conclusão foi que Obama levaria 71% dos votos, contra apenas 7% para o republicano Mitt Romney.
Mais intrigante é que, entre os candidatos que disseram ter votado no conservador Partido Popular nas últimas eleições gerais, há menos de um ano, apenas 14% se declararam a favor do também conservador Mitt Romney. Entre esses, 62% também se decantam por Obama.
Mesmo tendo eleito um líder conservador –o atual premiê Mariano Rajoy– há tão pouco tempo, a Espanha inclina-se por Obama, e não é de se estranhar.
Claro que este resultado tem que ser relativizado. Obama ainda mantém boa popularidade por aqui e tem sido solidário, ao menos em declarações, à Espanha. O universo de entrevistados pela pesquisa também é pequeno –600 pessoas, no fim de outubro.
Mesmo assim, os resultados ilustram um quatro geral que se tem desenhado por aqui entre os analistas das eleições americanas: Obama é visto como alguém que entende a crise espanhola e, por isso, deve manter um certo grau de flexibilidade com as medidas adotadas pela Espanha para tentar sair da crise.
Já Mitt Romney, aos olhos da Espanha, deve pressionar o governo ibérico por mais arrocho fiscal e por adotar mais medidas de austeridade, algo que os espanhóis já não aguentam ouvir falar.
Me parece que o conservadorismo que ganhou na Espanha é um ato de desespero popular, o Psoe, silenciando nas horas críticas da crise, decepcionou seus eleitores, inclinando-se para a direita que tbem. não mostra solução alguma para a economia, o desemprego ninguem soluciona com um esquema desses: aumento de impostos e cortes de emprego no Estado e nas empresas.