O prêmio de mão dupla a Lula na Catalunha
14/12/12 18:23BARCELONA
O prêmio que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem do governo catalão aqui em Barcelona não sairá de graça. Por trás dele, há um plano sutil mas ambicioso do governo da Catalunha de tornar-se um elo comercial entre Europa e Brasil.
Lula foi escolhido vencedor do Prêmio Internacional Catalunha, que elege anualmente personalidades com destaque no cenário global, por unanimidade entre outros 176 candidatos. Por isso, passou o dia ontem em Barcelona, última parada da viagem de uma semana na qual passou também por Berlim, Paris e Doha.
A premiação ao brasileiro acontece no mesmo momento em que o atual governo catalão busca fora da Espanha, Brasil incluído, apoio político e financeiro. Ao agraciar Lula com € 80 mil euros (cerca de R$ 210 mil) e uma escultura do artista catalão Antoni Tàpies, o governo catalão busca uma recompensa muito maior: angariar respaldo de Lula para abrir camimho à entrada de suas empresas no Brasil.
Há pouco mais de um ano, o governo local abriu a câmara de comércio Brasil-Catalunha. Foi a consolidação, disse na época o presiente catalão, Artur Mas, de “um matrimônio no qual o Brasil oferece crescimento e expansão e a Catalunha aporta empresas e profissionais de alta qualidade”.
Ontem, ao entregar o prêmio a Lula, Artur Mas aproveitou a cerimônia para propagar seu projeto separatista, que, disse, tem o Brasil como uma de suas inspirações. O tema dominou seu discurso.
Ante o apelo de Lula para que a Europa não sacrifique direitos sociais, afirmou que “a Catalunha tem recursos próprios para manter o Estado de bem-estar social”, ainda que seu governo esteja fazendo duros cortes nele.
Aos jornalistas brasileiros presentes na cerimônia, Mas revelou que planeja viagem ao Brasil para explicar o independentismo catalão.
A própria premiação concedida a Lula não é um evento isolado. O prêmio anual tem o objetivo, disse Mas, “de situar no mundo a Catalunha, um país muito menor que o Brasil mas com a mesma vontade de projeção internacional”.
O presidente catalão só conteve suas ambições do plano separatista ao falar de futebol. “A Catalunha ainda não terá uma seleção própria em 2014, então o Brasil pode ficar tranquilo. Mas aproveite agora, porque mais adiante pode ser diferente”.
Ao premiar um picareta o presidente catalão pisou na jaca. Lula ficou mais rico, e não será punido por nada. O povo do brasil irá dançar com a mais feia e, graças a ele, fecharemos o ano com 20% de inflação. Ele deveria ficar preso por lá.
tudo que o lula ganha, vc s colocam uma justificativa negativa, vºao ser babão da midia assim no inferno
Ou seja,um lobe esse prêmio.Aliás,essa é especialidade do bodão de Caetés…
Pelo que se subentende do artigo acima , o sr. Lula não toma jeito mesmo, em ? Agora , serviu de facilitador para que os Espanhóis, que sempre prejudicaram a entrada de brasileiros em seu pais , encontrem as portas do Brasil, abertas , para que venham de mala e cuia , tirar ainda mais, emprego de brasileiros , que o mesmo lula, durante os seus oito anos de governo , pouco se preocupou em prepará-los para enfrentar as demandas da novas tecnologias. No mínimo, as chefias de todos os cargos, das empresas espanholas que , talvez por aqui aportem , serão comandadas por espanhóis , deixando os cargos de menos qualificação , para os brasileiros , eternamente despreparados. O dó.
vixe a tukanada deve estar morrendo de inveja.