A Espanha em 2012
31/12/12 22:272012 foi um dos anos mais difíceis da Espanha em toda a sua História. E quem diz não sou eu, nem os mais de 5 milhões de desempregados, mas o próprio mandatário do país, o premiê Mariano Rajoy.
A crise já ronda o país desde 2008, mas este foi o ano em que ela tocou fundo. Para fugir de um resgate financeiro que ficou eminente no primeiro semestre, o governo cortou onde o prometera nunca mexer, como nas áreas de Saúde e de Educação, e até mexeu nas pensões, consideradas o último limiar do estado de bem-estar social e que Rajoy também garantira que nunca tocaria.
O reflexo de tantos cortes veio nas ruas: manifestações mais numerosas, mais frequentes e mais violentas. Em Madri, os protestos viraram rotina nos fins de semana.
É de se imaginar que os espanhóis cheguem ao fim de 2012 com uma certa melancolia e receio pelo próximo ano –já que o próprio governo prevê retomada de crescimento só em 2014.
Para dar um toque de esperança, uma empresa alimentícia lançou semana passada este anúncio, em que o palhaço Fofito, um dos mais famosos do país, faz uma recopilação de pontos positivos do país, com a ajuda de seus cidadãos. Faz uma homenagem aos jovens, “a geração mais preparada da História”, que está tendo que deixar o país –“mas voltaremos”, garante um deles– e aos idosos, que mantêm toda a família com suas pensões. E ainda manda um “chorizo” às agências de risco, que rebaixaram a nota do país este ano.
Deem uma olhada:
legal saber que a criatividade floresce num momento estagnado para todos.
Um pais racista, com um povo racista, que idolatra o Franco, sempre pronto a discriminar brasileiros, negar a cataloes e bascos seus direitos basicos, humilhar imigrantes trabalhadores e honestos, entre eles brasileiros, mas assim que a crise bate a porta, foge pros outros paises roubar e destratar a populacao local. Estou morrendo de rir, a Espanha merece isso e muito mais, esse pais de terceiro mundo que por um acidente foi parar no Europa (apesar de historicamente ter mais em comum com o Norte da Africa) so esta tendo o que merece. Na torcida para que em 2013 vejamos a desintegracao desse estado fascista, e que finalmente cataloes e bascos tenham o direito de viver no seu proprio pais e com sua propria lingua.
cruuuuzes! você foi tão maltratado assim na Espanha? certamente voce já passou um tempo em solo espanhol, não?