Contra Rajoy, Justiça recupera '13º'
23/01/13 14:01Um dos principais desafios do premiê espanhol Mariano Rajoy neste 2013 será conter a instabilidade social e os constantes movimentos de insurgência crescentes dentro de seu país.
Um deles foi o corte, no ano passado, do pagamento extra de Natal, um similar ao nosso 13º salário ao que funcionários públicos da Espanha tinham direito. Desde que anunciou a medida, em julho, Rajoy vinha enfrentando oposição de governos locais, que bateram o pé para pagar o bônus em suas regiões.
Não foi o caso dos funcionários do governo de Madri, comandado pelo mesmo partido de Rajoy, o PP (Partido Popular), que passaram o Natal sem o pagamento.
Só que nesta semana eles conseguiram reaver parte do bônus, desbloqueado por uma decisão da Justiça espanhola, a quem haviam recorrido. A sentença é uma das primeiras dores de cabeça que Rajoy enfrenta dentro do país.
Com o aval da Justiça, ainda que recebendo apenas parte do pagamento, os funcionários madrilenhos se unem a outros governos locais, como o do País Basco, e órgãos públicos de todo o país que, já no fim do ano passado, anunciaram que descumpririam a norma e pagariam o bônus a seus funcionários.
Um sinal de que o governo espanhol deve enfrentar dificuldades para retomar as rédeas de uma sociedade já saturada de medidas de ajuste, ainda exigidas pela União Europeia.
E falando em bônus, também nesta semana o rei da Espanha, Juan Carlos 1º recuperou o valor equivalente ao seu extra de Natal que havia perdido em 2012. Como em 2011, seu salário em 2013 contemplará o bônus e será o equivalente a 292.752 euros brutos, segundo informou a Casa Real.
Mariano Rajoy deve estar pensando … Não tinha um momento melhor para me tornar premiê?