Iberia em greve
18/02/13 09:34Depois de o presidente da Iberia anunciar por email um corte de quase 4.000 funcionários, a companhia enfrenta esta semana a maior paralisação de sua história.
De hoje até sexta-feira, cerca de 40% dos voos programados da companhia serão cancelados –1.200 no total, incluindo rotas de prestadoras de serviços do grupo.
O plano foi apresentado no fim do ano passado através de um email enviado pelo próprio presidente da Iberia a seus empregados e clientes, como contei na época. A proposta dele é enxugar a folha de empregados e adotar um novo modelo de gestão, que focará na modernização da companhia.
Com isso, irão para a rua 3.800 funcionários, de um total de 20 mil que hoje a companhia sustenta. Hoje, parte deles está protestando no aeroporto de Barajas, em Madri.
A greve em protesto ao plano aconteceria entre o Natal e o Réveillon passados, mas sindicato e a empresa acordaram adiar a paralisação. E o sindicato já avisou que esta será apenas a primeira de uma série de paralisações até que a empresa aceite rever o plano. Outras duas já foram marcadas para o começo e o fim de abril.
Dois voos entre Madri e São Paulo estão entre os cancelados, além de cidades como Paris, Marselhe, Toulouse, Nice, Lyon, Londres, Lisboa, Porto, Frankfurt, Estrasburgo, Dusseldorf, Bruxelas, Genebra, Zurich, Viena, Roma, Veneza, Milão, Casablanca, Rabat, Tanger, Tel Aviv, Santiago e Buenos Aires e destinos dentro da Espanha.
Se vocês têm voos programados com a Iberia nesta semana, recomendo uma passada no site da companhia, que disponibiliza a lista completa de rotas canceladas em cada um dos cinco dias.
Voos da Iberia afectados pela greve da Iberia os dias 18, 19, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2013
IB 6820 SAO PAULO MADRID 19‐feb‐13 20:40
DANCEI…..
Ola! sou Brasileiro e vivo em Madrid e o que estao fazendo com Iberia é uma palhaçada, vao mandar embora 3.800 trabalhandores e dar la companhia pro Ingleses, poruqe los diretores forma ja comprados por este filga da P. Willie Walsh. tem que fazer greve porque este Pais esta uma vergonha
Esse processo de “downsizing” das cias. áereas é, no mínimo, preocupante. A Air Berlin também vai mandar 1000 funcionários pra rua. E por aí vai. Daqui a pouco só haverá duas opções: Low-cost de péssima qualidade como a Ryan-Air; ou voos caríssimos, como Etihad, Turkish Airlines, Lufthansa, etc.