Messi lesionado, 'princesa' indiciada
03/04/13 12:03Messi lesionado, filha do rei indiciada, premiê reconhecendo tempos difíceis, chuva em todo o país e regiões alagadas.
Tem dias que a Espanha amanhece assim, com um café da manhã explosivo.
Normalmente, as bombas são relacionadas à crise econômica do país, que hoje passou quase batida –não fosse o próprio premiê mencioná-la– ante as outras notícias. A principal delas é a acusação da Infanta Cristina, a filha caçula do rei Juan Carlos 1º, em suposto caso de desvio de verbas e tráfico de influências.
Nesta manhã, o juiz responsável pelo caso, que aqui na Espanha também o investiga, indiciou a Infanta Cristina, como a Folha já noticiou. É até agora a principal notícia do caso, já que envolve um membro da família real.
E é também algo que deve afetar a já prejudicada imagem da família real espanhola. Ainda é cedo para dizer até que ponto. Mas não para as redes sociais, que já estão abarrotadas de comentários sobre o caso, apenas horas depois de que fosse divulgado. No twitter, foi criado este perfil falso, sobre o nome de “Infanta imputada”, algo como infanta indiciada.
A Casa Real diz até agora que não se pronuncia sobre decisões da Justiça, mas a imprensa já está toda na porta da casa da Infanta Cristina e da residência dos reis e dos príncipes, ambos nos arredores de Madri.
Entre os políticos, o líder da oposição, Alfredo Pérez Rubalcaba, resumiu o caso em uma mesmíssima frase dita pelo rei Juan Carlos 1º em seu discurso de Natal em 2011, ano em que seu genro foi indiciado pelo caso:
“A justiça espanhola é igual para todos”.
Esse desayuno vai dar azia e mal estar!