Protestos em domicílio
10/04/13 05:48Quando começo a ouvir ruídos de helicópteros aqui em Madri sei que é sinal de protestos pela rua. Foi o que aconteceu nesta tarde em frente à sede do PP (Partido Popular), do premiê Mariano Rajoy. Centenas de pessoas tentaram se aproximar do prédio do partido para uma manifestação conjunta em todas as sedes do PP no país.
Mas nada de pacote de ajustes. Desta vez, o ato era uma reação à proibição de protestar na porta da casa de políticos, uma nova forma de manifestação que vem crescendo aqui pela Península Ibérica.
Na Espanha e em Portugal, os manifestantes adotaram a prática de perseguir políticos na rua, em locais públicos onde estão, como um café ou um seminário, e, principalmente até a porta de suas casas, onde fazem protestos, até agora, pacíficos.
Este tipo de protesto, chamado por aqui de “escrache” –escracho, na tradução literal–, começou em Portugal e chegou à Espanha, onde ganhou fôlego no último mês. Na semana passada, virou um dos centros das atenções de debate de políticos, que em maioria criticam a manifestação.
O premiê Mariano Rajoy chamou os “escraches” de anti-democráticos, e o PP chegou a recomendar que seus políticos acionem a polícia no caso de haver manifestantes na porta de suas casa.
Os manifestantes alegam que os protestos são pacíficos, não se aproximam dos políticos e preservam o direito de ir e vir de todos os espanhóis. Mesmo assim, a Justiça deve ter que decidir em breve se este tipo de manifestação é ou não legal.
No País Basco, os manifestantes foram proibidos de chegar a menos de 300 metros de residências de deputados do PP, sob a alegação do governo local de que isso é “um ataque real à integridade moral do deputado e sua família”.
O que só motivou mais manifestantes a saírem de novo às ruas ontem, quando o grupo convocou protestos em frente às sedes do PP de todo o país. Aqui em Madri, a rua onde está a sede nacional foi totalmente interditada, ao trânsito de carros e de pessoas. Em Barcelona, a sede do PP do centro foi cercada por cerca de 200 pessoas.
Os manifestantes alegam que, caso o “escrache” seja proibido, a Espanha estará desrespeitando o direito ao trânsito de qualquer cidadão.
O que vocês acham?
O povo brasileiro deveria adotar essa prática também.
Espero que a moda pegue no brasil. já pensou que festa????????
Aqui é totalmente impossível fazer esse tipo de manifestação, pois nossa policia é muito despreparada, e velho morre até com tiro de bala de papel quanto mais com bala de borracha.
E viva o ESCRACHO!
Ótima a matéria.
Ja faz tempo que simplesmente faço de conta que ele não existe, mas é muito pouco e isso não me deixa tranquilo. Porém se for possível seguí-lo por onde ele for “protestando” seria perfeito. Tomara que essa moda pegue por aqui.
Devemos adotar esta pratica aqui no Brasil! Quem sabe assim os politicos comecarao a temer o poder do povo e olhar mais para as nossas necessidades!
Bora pra casa do Renan ! E do Feliciano tb, rs