Alemanha x Espanha
12/04/13 18:53Não foi só no sorteio das semi-finais da Copa dos Campeões, feito nesta manhã, que Espanha e Alemanha souberam que se enfrentarão em breve. Pouco antes disso, os dois países já ensaiavam outra disputa, desta vez entre seus ministros de Economia na reunião do Eurogrupo em Dublin, na Irlanda.
Embora a Espanha não estivesse na pauta da reunião –mais preocupada com a situação de Chipre e em prorrogar o prazo para o pagamento dos empréstimos a Portugal e Irlanda–, o ministro espanhol Luis de Guindos chegou a Dublin na ofensiva. Propôs a seus colegas europeus um sistema único de financiamento para empresas do bloco do mesmo tipo. Ele acha que as pequenas e médias empresas de seu país estão entre as mais prejudicadas pelo sistema do BCE (Banco Central Europeu), porque têm de pagar até quatro vezes mais para se financiar que…as alemães.
A proposta, segundo noticiaram jornalistas espanhóis que estavam no encontro, foi bem recebida por boa parte dos ministros, à exceção de alguns países como…a Alemanha.
O que quer dizer que, junto com as semi-finais da Copa dos Campeões, onde os espanhóis Real Madrid e Barcelona enfrentarão, respectivamente, os alemães Dortmund e Bayern, ainda neste mês, deve vir um novo fogo cruzado também entre os governos de ambos os países.
Isso porque, segundo sinalizou Luis de Guindos, a Espanha pretende levar a proposta adiante, assim como uma negociação para o BCE relaxar o prazo para o país alcançar o déficit de 3% até 2015. Neste ano, para se ter uma ideia, a previsão é que este percentual feche na casa dos 6%.
Aqui em Madri, o ministro de Fazenda, Cristóbal Montoro, avisou ainda que o governo não planeja novas subidas de impostos, como a UE havia sugerido ao país. Mas admitiu que vem aí um amplo pacote de reformas, que o governo anunciará no próximo dia 26.
No futebol, a briga também deve ser dura, já que ambos os países torcem para uma final com seus clubes, o que o sorteio desta manhã tornou viável. E, pelo menos em termos de arrecadação, este gráfico feito pelo jornal “Cinco Dias” indica que os times espanhóis, assim como seu governo, estão partindo para o ataque, enquanto os alemães preferem a prudência, em sintonia com a política financeira do país.
Quem vocês acham que ganha as disputas?
As ações políticas tem que espelhar o desejo do povo, a Espanha mostra querer virar o jogo .