Goleada, desemprego, protestos
25/04/13 12:10Madri acordou hoje em estado de nervos. E não é por causa da amarga derrota ontem do Real Madrid para o alemão Dortmund por 4 a 1 –ou não só por isso. Nem só por saber nesta manhã que o país bateu recorde no número de desempregados, 6,2 milhões,
É que também nesta quinta-feira manifestantes convocaram um ato em que tentarão tomar o Congresso espanhol, o que fez a polícia mobilizar quase todos os seus setores e enviar às ruas 1.400 homens, seu maior efetivo para protestos até agora.
Mesmo antes da manifestação, que começará no fim da tarde, 18 pessoas já foram presas com coquetéis molotov e gasolina que, segundo a polícia, pretendiam jogar em agências bancárias.
Já houve outros protestos em que milhares de pessoas rodearam o Congresso, aqui no centro de Madri. A diferença é que esta é a primeira vez em que se incita o uso da violência. Embora isso não seja diretamente mencionado no vídeo de convocação para o ato, nas redes sociais manifestantes recomendam levar tochas e spray de pimenta.
Por conta disso, vários movimentos sociais e de manifestantes que costumam organizar os grandes protestos anunciaram que não apoiam o ato desta quinta-feira.
Pela internet, o “ataque”, já começou: em ação orquestrada, centenas de pessoas fizeram petições online ao Congresso ao mesmo tempo, o que colapsou seu site e o fez sair do ar.
A manifestação, como disse, ainda não começou, mas aqui pelo centro de Madri, onde fica o Congresso, há muitas ruas já bloqueadas pela polícia, lojas fechando, muros pintados, como este que vi ainda no começo da manhã:
O “25A” escrito em vermelho é uma referência à data de hoje, 25 de abril. Um dia que, independentemente do que aconteça no Congresso, já ficará marcado na história do país. Porque hoje a Espanha quebrou um novo e inesperado recorde de desempregados.
Segundo divulgou o instituto de estatísticas do país nesta manhã, no primeiro trimestre do ano havia 6,2 milhões de pessoas sem trabalho no país, aumentando para 27,2% a taxa de desemprego espanhola. Ambos são os maiores que o governo da Espanha já registrou e acima de todas as previsões, até as mais pessimistas, que haviam sido feitas sobre o período.
Bom, os resultados da turma que se propõe a tomar o Congresso contarei aqui mais tarde. Os dessas novas cifras de desemprego são incertos mas já fizeram os mercados derraparem por aqui. Já os do jogo de ontem, bom, acho que aí no Brasil todos já sabem…
fico muito triste de ver essa crise toda ai, amo Espanha, os espanhóis e fui muito feliz qdo morei em Madrid… mas o que acho super legal deles é que não se acomodam, do jeito bom ou ruim, lutam… obrigada pelas notícias!!
Oi Luciana,
Eu também fico, se você já viveu aqui sabe como Madri é uma cidade legal. Mas torço para que passe logo.
Obrigada pelo depoimento.
abs,
Luisa.
Os bancos foram salvos e os contribuintes que se explodam. Pelo menos até o próximo resgate, aí terão que arcar mais uma vez com as besteiras da banca e dos políticos que têm feito uma dupla do apocalipse.