Filha do rei ainda na mira
16/05/13 03:04Apesar de ter se livrado de sentar no banco dos réus, a infanta Cristina, filha caçula do rei Juan Carlos 1º da Espanha continua na mira da Justiça espanhola.
Cristina, a mais nova dos três filhos dos reis espanhóis, é suspeita de participar em suposto esquema de desvio de verbas públicas pela empresa de seu marido, Iñaki Urdangarín, o Instituto Noos, do qual ela faz parte do conselho diretivo.
O caso já está na Justiça desde 2011, mas voltou a ganhar relevância quando, no mês passado, o juiz do caso decidiu indiciar a infanta Cristina –aqui na Espanha o juiz de um caso conduz suas investigações. Dias depois, a Promotoria foi à Justiça e conseguiu a retirada do nome de Cristina do caso.
Agora, a agência tributária espanhola descobriu uma conta corrente entre infanta Cristina e Iñaki Urdangarin. Mesmo sem ter que depor –ao menos por enquanto– a filha do rei terá que prestar sua declaração de renda dos últimos dez anos.
Segundo denúncia do jornal “El Mundo”, Cristina e Iñaki ganharam cerca de € 720 mil euros (R$ 1,9 milhão) entre 2006 e 2009, através de uma consultora que prestava serviços a grandes empresas privadas, como imobiliárias, mas sem declarar os ganhos.
Sinal de que vem mais terremoto na já abalada Casa Real, responsável pela monarquia espanhola.