'Espanha não é uma república'
24/05/13 02:29Uma tentativa de entrevista ao premiê espanhol Mariano Rajoy por uma TV colombiana hoje virou motivo de piada ao longo de todo o dia por aqui.
Rajoy aceitou, em uma raríssima concessão, dar uma entrevista exclusiva ao ser abordado por um repórter colombiano durante reunião que participava em Cali. Ao introduzir a entrevista, o repórter apresentou o premiê como “o presidente da República da Espanha”.
É verdade que há um movimento forte por aqui para que o país se torne de fato uma república. Enquanto isso não acontece, a Espanha é ainda é uma monarquia constitucional.
O premiê, segundo contaram os meios daqui que acompanhavam a cena, interrompeu e corrigiu o repórter, que, em uma segunda tentativa, cometeu um novo erro, chamando o país comandado por Rajoy de “Reino Unido da Espanha”.
“Melhor só presidente da Espanha”, interpelou Rajoy.
Na terceira tentativa, a interrupção foi do operador de câmera, que informou estar sem bateria, dando fim, assim, a uma entrevista que nunca aconteceu e que causou certa indignação por aqui.
Sobretudo porque Rajoy não é nada dado à imprensa, cujas relações com o governo esfriaram bastante desde que o premiê conservador chegou ao poder. Hoje em dia, ele nunca faz entrevistas coletivas –para isso escala sua vice, Soraya de Santamaría, que por isso virou o rosto do governo na mídia.
E quando vai a alguma, raramente admite perguntas, o que vem gerando muitos protestos e ameaças de boicote a coletivas do governo por parte da imprensa espanhola.
No começo do ano, depois de o jornal “El País” revelar um suposto esquema de financiamento ilegal dentro do PP (Partido Popular), do qual Rajoy é líder, o premiê convocou a imprensa para declarar sobre o caso. Só que, no lugar de aparecer na sala da coletiva, enviou uma mensagem exibida em um telão, o que chocou a imprensa daqui, e a montagem abaixo se espalhou pelas redes sociais no dia:
Que falta de profissionalismo e respeito ao país!