Próxima estação, publicidade
03/06/13 16:45A exploração comercial do nome das estações de metrô no Rio pretendia fazer, como a Folha noticiou no mês passado, chegou à Madri este mês. Mais especificamente ao “coração” da extensa rede subterrânea da capital espanhola: a estação de Sol.
Ou melhor, “vodafone Sol”, como se chama desde sábado a principal parada do metrô madrilenho. Para ter seu nome, e até logotipo, estampados em Sol, a Vodafone pagará cerca de € 1 milhão ao ano ao governo madrilenho.
Hoje de manhã passei por lá para ver como tinha ficado:
E o nome não está só nas saídas de Sol, mas também em todas as outras estações que fazem referência a essa parada. Lá embaixo ficou assim:
Como aconteceu no Rio –onde o governo do Estado acabou proibindo a comercialização do metrô– a mudança provocou revolta entre os madrilenhos, ainda pouco acostumados com a prática de compra de espaços públicos por empresas em troca da divulgação de seu nome neles.
Quando cheguei há Madri, há quatro anos, essa publicidade escassa me chamou a atenção. Até porque vinha do Rio, onde empresas estampam seus nomes em qualquer espaço viável, de casas de show a eventos culturais e esportivos.
Mas pouco a pouco isso vai mudando por aqui. Primeiro porque o governo regional de Madri, do conservador Partido Popular, é bem próximo ao mundo empresarial daqui e, por isso, aberto à sua entrada nesses espaços públicos.
Segundo porque…crise. Só a mudança do nome da estação de Sol vai render ao endividado governo madrilenho um décimo de tudo que ganha hoje com publicidade. E isso até 2016.
A Vodafone alegou que esse patrocínio em troca de seu nome no metrô aliviará as dívidas de Madri e, por isso, é interessante para ambos. Disse também que isso não é um espólio, já que a propriedade não é transferida para a empresa.
A ideia não é exclusividade da companhia, nem de Sol. Na semana passada, a estação de Callao, bem turística e famosa por estar embaixo de duas salas de cinema míticas, foi completamente “embrulhada” por uma enorme publicidade do filme “O Grande Gatsby”. Deem uma olhada:
Interessante mesmo. Ano passado eu estava em Madri e quando fui usar o metrô me deparei com publicidade do filme “The Hobbit”, além da publicidade espalhada pela estação, tinha um mapa especial do metrô com alusões ao filme. Gostei, achei inteligente e bacana. Guardo o mapa até hoje.
abs,
Pedro.
Muito bacana esse texto, parece que a Europa vive uma profunda crise de identidade, maior até que a crise financeira.
Oi Matheus,
Boa reflexão. Não sei qual das duas crises é maior, mas sem dúvida a financeira tem afetado a de identidade sim.
abs,
Luisa.