Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Luisa Belchior

Diário Ibérico

Perfil Luisa Belchior é correspondente-colaboradora em Madri

Perfil completo

Próxima estação, publicidade

Por Luisa Belchior
03/06/13 16:45

A exploração comercial do nome das estações de metrô no Rio pretendia fazer, como a Folha noticiou no mês passado, chegou à Madri este mês. Mais especificamente ao “coração” da extensa rede subterrânea da capital espanhola: a estação de Sol.

Ou melhor, “vodafone Sol”, como se chama desde sábado a principal parada do metrô madrilenho. Para ter seu nome, e até logotipo, estampados em Sol, a Vodafone pagará cerca de € 1 milhão ao ano ao governo madrilenho.

Hoje de manhã passei por lá para ver como tinha ficado:

E o nome não está só nas saídas de Sol, mas também em todas as outras estações que fazem referência a essa parada. Lá embaixo ficou assim:

Como aconteceu no Rio –onde o governo do Estado acabou proibindo a comercialização do metrô– a mudança provocou revolta entre os madrilenhos, ainda pouco acostumados com a prática de compra de espaços públicos por empresas em troca da divulgação de seu nome neles.

Quando cheguei há Madri, há quatro anos, essa publicidade escassa me chamou a atenção. Até porque vinha do Rio, onde empresas estampam seus nomes em qualquer espaço viável, de casas de show a eventos culturais e esportivos.

Mas pouco a pouco isso vai mudando por aqui. Primeiro porque o governo regional de Madri, do conservador Partido Popular, é bem próximo ao mundo empresarial daqui e, por isso, aberto à sua entrada nesses espaços públicos.

Segundo porque…crise. Só a mudança do nome da estação de Sol vai render ao endividado governo madrilenho um décimo de tudo que ganha hoje com publicidade. E isso até 2016.

A Vodafone alegou que esse patrocínio em troca de seu nome no metrô aliviará as dívidas de Madri e, por isso, é interessante para ambos. Disse também que isso não é um espólio, já que a propriedade não é transferida para a empresa.

A ideia não é exclusividade da companhia, nem de Sol. Na semana passada, a estação de Callao, bem turística e famosa por estar embaixo de duas salas de cinema míticas, foi completamente “embrulhada” por uma enorme publicidade do filme “O Grande Gatsby”. Deem uma olhada:

About Luisa Belchior

Luisa Belchior , 30, vive em Madri desde 2009. É doutoranda em Migrações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri, onde cursou também especialização em Informação Internacional e Países do Sul. Começou na Folha em 2007, na sucursal do Rio, cobrindo os casos de violência da cidade. Antes, trabalhou no “Jornal do Brasil” e em “O Fluminense” e viveu seis meses nos Estados Unidos. É formada em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro. De Madri, é também correspondente da "Globonews" e da “Radio França Internacional” e faz colaborações para a revista “Vogue”.
View all posts by Luisa Belchior →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Pedro Paulo Souza comentou em 06/06/13 at 8:05 pm

    Interessante mesmo. Ano passado eu estava em Madri e quando fui usar o metrô me deparei com publicidade do filme “The Hobbit”, além da publicidade espalhada pela estação, tinha um mapa especial do metrô com alusões ao filme. Gostei, achei inteligente e bacana. Guardo o mapa até hoje.

    abs,
    Pedro.

  2. Matheus Martins comentou em 04/06/13 at 8:14 am

    Muito bacana esse texto, parece que a Europa vive uma profunda crise de identidade, maior até que a crise financeira.

    • Luisa Belchior comentou em 05/06/13 at 12:23 pm

      Oi Matheus,
      Boa reflexão. Não sei qual das duas crises é maior, mas sem dúvida a financeira tem afetado a de identidade sim.
      abs,
      Luisa.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emaillulibm@gmail.com

Buscar

Busca
  • Recent posts Luisa Belchior
  1. 1

    Bicicleta em Madri, parte 2

  2. 2

    Espanha fecha primeira TV pública

  3. 3

    Austeridade em Portugal: até quando?

  4. 4

    O livro de Zapatero

  5. 5

    Prisão lá, prisão cá

SEE PREVIOUS POSTS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).