Sobre políticos e transporte oficial
10/07/13 14:50Não chega a ser algo como essa “onda” de políticos brasileiros de usar transporte oficial para fins pessoais, que a imprensa brasileira tem descoberto por aí. Mas a história é no mínimo curiosa.
Uma prefeita que havia anunciado abrir mão do carro oficial para economizar gastos foi descoberta…usando o carro oficial. E com motorista.
E o tal anúncio não havia sido feito pelas vias formais, mas por uma propaganda de televisão. Há pouco mais de um mês, uma marca de refrigerantes lançou uma campanha publicitária em prol dos bons políticos, que aqui em terras ibéricas também têm pouquíssima credibilidade.
Na publicidade exibida na TV, a marca de refrigerantes mostra bons exemplos de políticos espanhóis, contando suas histórias e mostrando suas caras, todos devidamente produzidos para a propaganda. Vejam:
Elena Biurrun, que na propaganda estaciona um carro e sai caminhando enquanto locutor anuncia seu feito, prefeita independente (ou seja, sem vínculo partidário) de Torrelodones, um pequeno município de Madri. Ela era uma dona de casa local que começou a protestar contra os casos de corrupção de políticos locais e começou a liderar um movimento em prol da política participativa, que acabou com sua eleição para o cargo de prefeita, sem qualquer vínculo partidário.
Depois de assumir o posto, ela colocou ordem na casa e conseguiu que seu município fechasse as contas em azul no ano passado, coisa rara aqui na Espanha, e começasse o ano com um superávit de € 78 mil (cerca de R$ 226 mil).
O anúncio teve bastante repercussão aqui e fora da Espanha, e até jornais como o “New York Times” falaram de seu caso.
Só que na semana passada, o “El País” publicou fotos que mostravam a prefeita dentro do carro oficial que ela dizia haver renunciado, e ainda com um motorista conduzindo. Na própria reportagem, disponível neste link, um porta-voz da prefeita alega que ela usou o transporte para uma reunião da prefeitura e admitiu que o carro segue sendo utilizado, mas apenas para eventos oficiais, de trabalho.
O que coloca em dúvida a credibilidade tanto do anúncio quanto da prefeita, embora, claro, não se compare a um político que usa avião da FAB (Força Aerea Brasileira) para um casamento, ou outro que o faz para assistir a um jogo, ou ainda um terceiro que pega o helicóptero de seu Estado para ir à sua casa de veraneio…
Os três casos é o q sabemos, com certeza há muito mais políticos fazendo mal uso do dinheiro público, afinal somos nós q pagamos a conta
Infelizmente nada se compara aos políticos brasileiros, em sua grande maioria, desqualificados em todos os níveis!
Luisa. O que nos enoja são os carros de luxo, na faixa de 130 mil com chapa branca sendo usado pelos barnabes dos governos executivo, legislativo e judiciário. Imagina no Brasil inteiro o valor da frota chapa branca e sua manutenção com combustível…Pos isso que o Renan Calheiros que usa jatos e helicopteros, peguntou no dia da grande manisfetação no Rio com mais de um milhão nas ruas, O QUE ESSES JOVENS TÃO QUERENDO??? E QUEM HE O LIDER DELES…. So quem tem lider é politico.Povão não tem lider. Tem necessidades. Quatro conduções por dia dão 350 reais mes. Se a maioria do povo ganha 900reais, como vai viver com a diferença??? habitação, alimentação, vestuario, remedio, etc…
João Martins. curitiba.pr-brasil