Gibraltar, o 'hit' do verão
14/08/13 10:11Nem crise econômica, nem “mensalão espanhol”, nem filha do rei indiciada.
Depois de um semestre bombástico na Espanha, o assunto deste verão no país foi mesmo os conflitos com o Reino Unido por incidentes diplomáticos em Gibraltar.
Não é a primeira vez, nem provavelmente será a última, que ambos os países se choque pelo território de soberania inglesa dentro da península espanhola. Mas o encontrão desta vez acabou se alargando e tomando proporções bem maiores do que se esperava.
Há muita gente por aqui que enxerga uma clara estratégia do governo espanhol. Rodeada de crises –inclusive a que acusa o premiê de corrupção e exige sua saída do cargo– a equipe de Rajoy está alargando de propósito o episódio Gibraltar para abafar problemas internos que tem de enfrentar mesmo no recesso de verão.
Intencionalmente ou não, o alargamento do choque diplomático deve ultrapassar as férias, que terminam no fim do mês. Há protestos quase diariamente no local, filas no controle de fronteiras para entrar na Espanha têm durado até duas horas, a União Europeia entrará no caso, embora ambos os governos se mostrem bastante inflexíveis em ceder nas suas exigências.
No caso da Espanha, que o Reino Unido deixe de cercar, com blocos de concreto, a entrada a Gibraltar por mar, o que segundo o governo daqui impede o trabalho de pescadores espanhóis. Querem também o fim de contrabando de produtos do território inglês como o cigarro, bem mais baratos por lá. Já o Reino Unido acusa os espanhóis de abuso de autoridade no controle de fronteiras.