'Rebajas'
16/08/13 12:09‘Rebajas’ é a palavra em espanhol para liquidações, ou a tradução literal da tentação em forma de roupas baratas. Muito baratas.
As liquidações por aqui são estacionais, e a de verão é a mais concorrida. E um prato cheio para a economia espanhola, em épocas de consumo em baixa.
Por isso, desde o ano passado, cada governo regional podem decidir quantas queimas de estoque fazem ao ano. Até então, o governo central só permitia fazê-lo durante as liquidações de verão e inverno, nas quais, agora, o período de liquidação também passou a ser prolongado para além das datas até então estipuladas. No verão, elas iam de 1º de julho a 31 de agosto.
Em Madri, por exemplo, a farra começou mais cedo este ano, dia 21 de junho, e acabará só no fim de setembro. Ou enquanto as roupas durarem, claro.
O que, pelo andar das vendas até agora, tem sido pouco provável.
Não se sabe se por uma possível ligeira melhora da economia em julho, por conta dos empregos temporários de verão, ou pela quantidade de roupas disponíveis, mas este ano as vendas estão voando, ao menos em Madri.
Uma possível explicação é a climatologia. Fez muito frio nos meses prévios ao verão, e por roupas da estação mais quente acabaram ficando no estoque. Agora, há muitas e com preços ainda mais baixos.
E a tentação bem maior…