Catalunha, o dia seguinte
12/09/13 13:23Enquanto milhares de catalães davam as mãos ontem, como contei no post anterior, outros milhões de espanhóis olhavam com atenção para a corrente humana que pediu a independência da Catalunha.
Por isso, a data, apesar de regional, ganhou contorno e atenção nacionais. Toda a grande imprensa destacou a “via catalã” formada pela corrente humana na capa. Este site, que reproduz as capas dos principais jornais espanhóis do dia, dá uma ideia da dimensão que a manifestação alcançou.
E não foi só dentro da Espanha. Na Europa e fora dela, jornais como o “New York Times”, noticiaram a “mostra de força” dos catalães nas ruas para pressionar pelo referendo sobre a soberania da região e uma eventual independência dela. Já este site recopila a repercussão nas principais cadeias televisivas do mundo, de “CNN” à “Al Jazeera”.
Os olhos do mundo são justamente o apoio que o presidente da região da Catalunha, Artur Mas, busca para se sobrepor ao governo central espanhol, obviamente contra o separatismo. Ano passado, quando a marcha pelas ruas de Barcelona ganhou fôlego, o presidente catalão passou a apoiar oficialmente o ato, que este ano também teve a adesão do prefeito de Barcelona.
Depois de que um grupo nacionalista percorresse a Catalunha conversando com os cidadãos sobre o projeto separatista, a tradicional manifestação pelas ruas de Barcelona passou de ter 10 mil pessoas a nada menos que 1,5 milhão aproximadamente, que naquele ano marcharam sob o tema “Catalunha, novo Estado da Europa”.