Mudança de fuso
17/09/13 15:32Quem já visitou Portugal e Espanha deve ter notado a diferença horária entre os dois países.
Isso porque Portugal usa o fuso horário de Londres, enquanto que a Espanha se baseia no de Amsterdam, ficando assim uma hora à frente de seu vizinho. Mas este ano os dois países podem igualar os horários, porque o governo espanhol está estudando adotar o fuso britânico.
Na verdade, voltar a esse fuso, que o país utilizava até 1942, quando o governo resolveu adiantar o relógio do país em uma hora para tentar igualar suas atividades com seus outros vizinhos europeus.
Agora, tramita no Congresso espanhol uma proposta para voltar ao fuso de Greenwich. Deputados constituíram um grupo de trabalho para estudar a eventual mudança. O argumento da proposta é que o horário europeu desfavorece a vida pessoal dos espanhóis, que acabam perdendo horas de sol.
A Academia e consultorias espanholas já estão de olho no assunto, que para eles influi diretamente na economia. Para a professora de Gestão de Pessoas da escola de economia IESE Nuria Chinchilla, a mudança pode ajudar o país a sair da crise. Ela acha que o atual horário é contra-producente, porque produz longas jornadas de trabalho, com pausas de duas horas de almoço.
É por causa também do fuso europeu, argumenta Chinchilla, que os espanhóis adotaram os famosos almoços tardios, por volta das 14h ou 15h, já que, geograficamente, a Espanha está na mesma faixa horária que Londres.
Suas propostas são radicais: voltar ao horário de Greenwich já no próximo verão europeu, adiantar os programas televisivos da noite em uma hora e, a mais polêmica, limitar em uma hora o período de almoço nas empresas espanholas.
Basta saber se os espanhóis serão convencidos em abrir mão das duas horas de almoço e do pôr do sol às 22h nos dias de verão…