Os tombos do rei
20/09/13 17:48A cena é típica: o rei da Espanha, Juan Carlos 1º, chega a um evento oficial, caminha soberano e…leva um senhor tombo.
Os tropeços –figurativos e literais– do monarca, do alto dos seus 1,85 cm e 75 anos, já fazem parte da trapalhosa rotina da família real espanhola. Por isso, Juan Carlos 1ª jã foi mandado para mesa de cirurgia 12 vezes. A 13ª será na semana que vem, segundo anunciou nesta sexta-feira a Casa Real espanhola.
O rei será submetido a uma nova cirurgia no quadril, o mesmo membro que ele fraturou na fatídica viagem para caçar elefantes na África, no ano passado. A aventura, aliás, só foi descoberta porque o monarca tropeçou no meio da noite, o que provocou a fratura e fez com que ele tivesse que voltar às pressas a Madri.
Desta vez, médicos que acompanham a recuperação do monarca descobriram um processo inflamatório que deve ser retirado com uma cirurgia na semana que vem na capital espanhola. Um processo que poderá deixar Juan Carlos 1º de baixa por até seis meses.
Neste meio tempo, entra em cena seu filho, o príncipe Felipe, o futuro rei e que segundo se expecula na Espanha pode assumir o trono mais cedo. Alguns jornalistas que cobrem a família real espanhola acham que as frequentes lesões e cirurgias podem fazer com que o rei abdique em breve em nome de seu herdeiro. A Casa Real, por enquanto, nega esta versão.
Nos últimos dois anos, o rei tem tido dificuldade para caminhar, e é frequente ir a eventos oficiais de bengala ou tropeçar em tapetes, degraus e afins, como nesta cerimônia no ano passado:
A saga de Juan Carlos 1º pelas mesas de cirurgia não é recente. Começou em 1954 com uma operação de apêndice, e seguiu pelas décadas posteriores com acidentes dos mais inusitados: cortes múltiplos ao quebrar um vidro jogando squash, fratura ao ser atropelador por um carrinho de esqui, uma fissura na pelvis esquiando, o já famoso tombo ao caçar elefantes e até a retirada de um tumor benigno no estômago, em 2010.
Nos últimos anos, no entanto, a frequência aumentou: só desde 2012, ele já passou por cinco cirurgias, e cinco tombos –que a imprensa conheça. Mesmo assim, o rei segue de pé e diz que não abdica. Mas o anúncio de uma nova operação –que tomou as manchetes dos principais sites e noticiários de televisão do país– deram novo gás aos rumores de que ele passará a coroa ao príncipe Felipe.
Acompanho este excelente blog por ter amigos espanhóis e ser apaixonado pela rusticidade dos Pirineus (o lado francês tem charme mas é para turistas). E porque Luisa tem talento. O blog pode melhorar com o uso de um corretor de texto que sublinhe em vermelho erros como o da palavra especula.