O candidato espanhol ao Oscar
25/09/13 12:30A história de um jovem perdido ante o futuro incerto de uma Espanha em crise é o enredo do filme espanhol candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2014.
A Academia espanhola também divulgou hoje o título que concorrerá pelo país: será “15 anos e um dia”, da madrilenha Gracia Querejeta.
O enredo do longa faz eco com um dos principais reflexos da crise econômica: o desemprego e falta de perspectiva de futuro entre os jovens espanhóis. Na história, um menino de 15 anos é enviado para morar com o avô pela mãe, interpretada por Maribel Verdú, umas das atrizes mais celebradas hoje na Espanha.
E expõe um contraste bem real que existe hoje na Espanha: o de jovens e idosos. Expulso de sua escola, sem ambições de futuro nem memória histórica do passado recente de seu país, o adolescente de 15 anos vai vier com o avô, um ex-combatente de guerra retirado em um povoado no Mediterrâneo.
Com o anúncio, o filme, que já estava fora de cartaz, voltará a ser exibidos em salas de cinema de todo o país. Mas quem está no Brasil pode dar uma olhada no trailer (disponível neste link)–e avaliar se a produção tem chances de levar a estatueta.