Touros no Congresso
25/09/13 19:03Entre crise, desemprego e redução de metas de déficit, o Congresso espanhol dedicou parte de sua sessão de hoje a uma, digamos, tradição espanhola: o torneio do “Toro de la Vega”.
As cenas da festa podem parecer medieval, mas aconteceram semana passada em uma cidade espanhola: centenas de homens montados em cavalo atiram lanças contra touros soltos pelas ruas locais até matá-los.
Sim, é mais um evento anual da Espanha que tem o touro como protagonista –ou alvo, melhor dizendo. A batalha, como é chamado o festival, acontece a cada setembro dos últimos cinco séculos.
Mas há uma turma disposta a derrubar essa tradição. Grupos de proteção aos animais e partidos políticos de esquerda se uniram este ano e protocolaram no Congresso um pedido de extinčão da festa, que já foi declarada Festa de Interesse Nacional.
O movimento, que alega violação de Direitos Humanos e barbárie no evento, ganhou força este ano depois que um fotógrafo de uma agência de notícias francesa tenha sido corneado por um dos touros.
Hoje, o Congresso, respaldado pela maioria conservadora, vetou a proposta. Deputados que votoram contra alegaram que não cabe ao Congresso decidir sobre o fim ou a continuidade de tradições locais.
O que vocês acham?
Cabe sim ao Congresso acabar com essa tradição , mesmo local, de brutalidade e barbárie. Não cabe mais nesses dias uma festa como essa sem propósito algum.