Sagrada Família 2026
26/09/13 12:42Não é só o estilo único, com toques neogóticos, orgânicos e modernistas que chamam a atenção de quem vai à catedral da Sagrada Família, em Barcelona, um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha. Quem já esteve por lá certamente notou que, dada a complexidade do projeto, obra-prima do catalão Antoni Gaudí, as torres e a estrutura interna da catedral estão sempre em obras.
Quer dizer, até 2026, data em que a construção da Sagrada Família será finalmente concluída, segundo anunciaram os arquitetos responsáveis pelo projeto.
O fim das obras das gigantescas torres era uma espécie de mito em Barcelona. Mas, depois do anúncio da conclusão, esta semana a catedral divulgou um vídeo com uma simulação de como ficará a catedral em 2026.
O vídeo (disponível neste link) é curtinho, de um minuto e meio, mas, se você já esteve em Barcelona e se impressionou com a altura das torres já existentes, veja que as que ainda estão por construir são ainda mais altas. Uma delas, com 172,5 metros, se tornará a torre de igreja mais alta do mundo.
E daí dá para entender por que uma construção que começou em 1882 ainda não está concluída –embora há que se levar em conta um incêndio em 1936 que destruiu parte das plantas e do projeto e a Guerra Civil espanhola, que secou os recursos para a obra.
Das 18 torres previstas, apenas oito, as mais baixas foram erguidas até agora, o que está fazendo muita gente desconfiar do cumprimento do prazo de 2026. Até esse anúncio, por aqui se falava que antes de 2050 não seria possível ver concluída a catedral, onde Gaudí passou a morar nos últimos anos de vida tamanha sua dedicação ao projeto.
Enquanto o projeto é concluído apenas no campo virtual, no real as visitas à catedral só crescem. Depois de o Papa visitar a Sagrada Família em 2010 e dar a ela o status de catedral, o número de visitantes aumentou em 42%, segundo o patronato da catedral. O que gera receita em torno de € 20 milhões (R$ 60 milhões) anuais para as obras.
O que permitiu até que a catedral abrisse suas portas a visitas gratuitas. Todas as quartas-feiras a partir das 15h, pessoas que comprovem estar desempregadas podem entrar de graça na Sagrada Família.
Ah, vai perder a graça a piada “visitei a Sagrada Família , mas, pena , estava em obras!”