Duas faculdades e limpa banheiro
02/10/13 16:51” Olá. Me chamo Benjamin Serra. Tenho duas faculdades, uma pós e limpo banheiros”.
Bastou este ‘twit’, e o jornalista espanhol Benjamin Serra virou, em questão de dias, um dos hits das redes sociais na Espanha e até na imprensa do país.
No fim da semana passada, Serra postou a frase em sua conta no Twitter, seguida de uma espécie de desabafo sobre sua atual condição profissional. Sua história não é inédita na Espanha destes anos de crise: um jovem com dois diplomas universitários e um de pós-graduação que terminou limpando vasos sanitários em Londres.
Mesmo assim, o enredo ganhou uma repercussão inesperada na Espanha. Além das redes sociais, que ecoaram a história do jornalista e se aproveitaram dela para fazer seus próprios relatos, a imprensa noticiou em peso a história. Sites dos principais jornais e TVs, como “El Mundo”, “El Periódico”, “ABC” e a rede de TV “Sexta” noticiaram a história de Serra e sua repercussão nas redes sociais.
O fato é que o caso do espanhol personifica uma realidade de milhares de espanhóis que, ante a escassez do mercado de trabalho de seu país, migram para ganhar dinheiro em sub-empregos –desde 2008, cerca de 290 mil espanhóis já deixaram o país, segundo o Instituto Nacional de Estatística espanhol.
Serra, que diz ser formado em jornalismo e relações públicas, conta no texto que foi morar em Londres depois de tentar em vão um emprego em qualquer área de suas duas formações na Espanha.
Terminou contratado por uma rede de cafés, onde, vez ou outra, é incumbido de limpar vasos sanitários, tarefa que lhe inspirou a escrever essa espécie de manifesto.
No ano passado, eu reproduzi neste post o link de um programa da Televisão Espanhola sobre a migração de jovens do país para a Inglaterra. Um pouco depois, uma polêmica declaração do secretário de Empresa e Ocupação da Catalunha sobre essa realidade chamou ainda mais a atenção sobre a realidade muitas vezes precária dessa turma. Ele aconselhou jovens a ir trabalhar em cafés londrinos “para ganhar fluência com o inglês”;
Ele só não devia imaginar que limpar vasos sanitários fazia parte do pacote…
Tem que postar a fonte: http://www.publico.es/471666/tengo-dos-carreras-un-master-y-limpio-banos-en-londres
Os comentarios sao imperdiveis.
Moo,
Eu postei sim, leia melhor o post. A “fonte” não é esta nota do “Público”, que como os outros principais jornais noticiaram o caso, mas a própria conta de Twitter do jornalista, para a qual dou o link direto no post.
Abs.
Estudei muito e não enriquecí…Nem por isso sinto-me frustrado…TER CONDIÇÔES DE ESTUDAR É A MELHOR COISA QUE PODE ACONTECER A ALGUÉM…Libera nossos horizontes, aplaca a sensação de ignorância, torna-nos mais fortes, mais seguros ao defender nossos pontos de vista…
Belchior, limpar banheiros não desmerece ninguém… A Espanha vai mal das pernas mas, brevemente se recupera…É um país de muitas tradições, tem uma população muito valorosa, haja vista este graduado em duas faculdades limpando honestamente banheiros…Crises financeiras acontecem a qualquer povo…Importante é seguir em frente com dignidade…
Também acho Sergio,
Ele até fala isso no texto. Talvez eu devesse ter frisado isso no meu post também.
Abs.
Belchior, no Brasil isto não é novidade…Mesmo assim é melhor estar subempregado limpando banheiros que praticando corrupção para ganhar a vida desonestamente… ESTUDAR É BOM SEMPRE… Pode não enriquecer, mas nos torna pessoas mais esclarecidas…