Ciclovias, ponto para Barcelona
15/10/13 19:49BARCELONA
Ontem falava aqui como sempre achei a estrutura urbana e de transportes de Madri melhor, mais bem organizada e limpa que a de Barcelona.
Continuo achando, apesar de os cortes do orçamento do governo madrilenho terem diminuído esta diferença. Mas no quesito ciclovias e mobilidade com bicicletas a cidade catalã vence fácil.
E já adianto que não estou puxando sardinha, até porque vivo em Madri e não em Barcelona por opção. Mas se falta uma coisa na estrutura urbana da capital espanhola é, sem dúvida, ciclovias. Digo por experiência própria. Ando bastante de bicicleta e tenho que fazer malabarismos para me mover entre pedestres ou pedalar no asfalto –ainda que os carros respeitem o ciclista bem mais que no Brasil, não deixa de ser perigoso também.
Lembrei disso nesta manhã quando passava por um ponto do sistema de aluguel de bicicletas em Barcelona, cujo funcionamento é bem elogiado por quem mora aqui. Aliás, só quem mora na cidade tem direito a usar este serviço –é preciso comprovar residência aqui para se inscrever. Por uma taxa anual, os moradores da capital catalã podem pegar e deixar bicicletas em vários pontos da cidade.
Com um importante detalhe: não se trata de um serviço patrocinado por alguma empresa, como acontece no Rio e em São Paulo.
Já Madri é uma das poucas capitais europeias cuja malha de ciclovias está abaixo do padrão recomendado pela União Europeia para essas cidades. O governo local já tinha no papel e em vias de licitação um projeto de expansão das ciclovias. Mas, com a crise, ele foi um dos primeiros a ir para a gaveta.