Acidente revela crise no minério espanhol
29/10/13 20:28O setor do minério é um dos mais conflitivos aqui da Espanha. Há anos, funcionários do setor protestam contra os constantes cortes na produtividade e nas ajudas do governo, que segundo eles vêm afetando a segurança nas minas.
Ontem, como a Folha noticiou, seis mineiros morreram por asfixia com o vazamento de um gás tóxico em uma mina em Leon, no centro norte do país.
A polícia investiga as causas do vazamento, que segundo trabalhadores do local pode ser fruto de falhas de segurança.
As minas de todo o país entraram em greve de 48 horas para protestar contra as condições no setor e em sinal de luto pelo acidente, que foi o mais grave em minas nos últimos 18 anos.
Mas, mesmo ainda de luto, os trabalhadores do setor também voltaram a protestar. Sobretudo porque, nas duas últimas décadas, a exploração de minério vem sendo alvo de cortes e diminuição gradativa de ajudas do governo.
A redução das atividades nas minas espanholas foi uma exigência da União Europeia para a entrada do país no bloco. Na época, o setor tinha cerca de 26 mil funcionários. Hoje, não chegam a 8 mil, e segundo um acordo do governo com sindicatos, cairá para 4 mil até 2018.
No ano passado, mineiros e seus familiares fizeram protestos violentos em Astúrias, no norte da Espanha, contra o corte das ajudas do governo.
A mina onde ocorreu o acidente permanecerá fechada até o fim das investigações sobre o caso.