À primeira vista, a cena parece acelerada por efeitos de vídeo. Não é: são deputados espanhóis correndo, literalmente, segundos após o fim de uma sessão parlamentária na última quinta-feira, véspera de feriado aqui na Espanha.
Era a última votação da semana no Parlamento espanhol, embora não menos importante. Os deputados discutiam nada menos que propostas para a reforma das pensões, uma das mais polêmicas do atual governo.
Quando o presidente da mesa abriu a sessão para a votação, os deputados apertaram o botão e saíram correndo, sem esperar a contagem de votos e a abertura de discussão habitual. Deixaram o presidente da sessão falando sozinho, ao que lhe coube dizer: “não será debatido no pleno”.
Este vídeo mostra toda a cena.
No corredor, deputados alegavam que tinham que correr “para não perder o voo”. Toda a cena foi reproduzida nos jornais televisivos e obviamente viralizou nas redes sociais desde então, gerando discussões sobre o ritmo de trabalho na Espanha. Coincidentemente, dias antes o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, esteve em Madri e pediu que “se trabalhasse mais” por aqui.
About Luisa Belchior
Luisa Belchior , 30, vive em Madri desde 2009. É doutoranda em Migrações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri, onde cursou também especialização em Informação Internacional e Países do Sul.
Começou na Folha em 2007, na sucursal do Rio, cobrindo os casos de violência da cidade. Antes, trabalhou no “Jornal do Brasil” e em “O Fluminense” e viveu seis meses nos Estados Unidos. É formada em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro.
De Madri, é também correspondente da "Globonews" e da “Radio França Internacional” e faz colaborações para a revista “Vogue”.
Certamente uma falta de respeito com o povo espanhol, contudo, lá os políticos correm após a votação, aqui eles nem aparecem.