Sem demissões, lixeiros terminam greve
18/11/13 08:36Caminhava para a casa na noite de domingo quando um ruído de motores me chamou a atenção como não fazia desde os meus primeiros meses em Madri. Era o caminhão de lixo e lixeiros varrendo a rua. Em pleno domingo de chuva e termômetros a 4ºC, eles voltavam a trabalhar, depois de 13 dias da greve, como contei neste post na semana passada.
Logo que cheguei a Madri, me chamava a atenção a frequência com que via caminhões de lixo e lixeiros circulando pela cidade e coletando cada pedacinho de papel que moradores da cidade às vezes lançam sem pudor no chão, sempre limpo no entanto. Depois de pouco tempo, eles se tornaram comuns para o meu olhar já menos estrangeiro, que com alguns dias de lixo acumulado nas ruas voltou a notar a diferença desse serviço.
E acho que poucas greves e mobilizações de um grupo de trabalhadores ao longo destes anos de cortes salariais conseguiram justamente isso: fazer com que as pessoas comuns notassem sua diferença e, consequentemente, angariar seu apoio. Não teve uma pessoa com quem conversei sobre o tema lixo ao longo da greve que não apoiasse os grevistas.
No domingo, depois de uma mesa de negociações que durou 15 horas seguidas, eles conseguiram um acordo com as empresas responsáveis pelo serviço de coleta de lixo em Madri: o cancelamento de todos as 1.134 demissões anunciadas, o motivo da greve. Em troca, no entanto, aceitaram congelar salários até 2017 e reduzi-lo em 45 dias ao ano.
Uma condição ainda dura, mas que foi aceita pela ampla maioria dos lixeiros, que nesses 13 dias mostraram, aqui em Madri, a falta que fazem, como estas fotos que tirei só aqui no meu bairro dão uma ideia:
LIXEIRO!!!!
Acredito que pessoas responsáveis na execução da limpeza publica dever ião sere vistas como agente de saúde. Imaginemos uma grande cidade qualquer sem a ação destas importantes pessoas para o bem estar e saúde da população. Certamente surtos como Cólera, Tifóide, Esquistossomose, Intoxicação, Malária, e tantos outros dizimariam muitas pessoas.
Penço que; Responsáveis pela saúde e limpeza Publica e uma frase grande. prefiro me dirigir a eles como; responsaveis pela limpeza publica