Em 2014, menos 'feriadões'
20/11/13 22:50Hoje, no mesmo dia em que o Brasil celebrou um feriado em uma quarta-feira –ou seja, sem muitas chances de enforcá-lo–, o governo espanhol divulgou que, no ano que vem, o país terá apenas um feriadão, que é também bem comum por aqui. Uma realidade que, em tempos de crise e escassez de produtividade, o atual governo vem tentando mudar.
Essa foi a grande novidade da versão de 2014 do calendário oficial do país, publicado hoje no boletim do governo. Nele, consta apenas um feriado enforcado. Será em maio, coincidentemente por ocasião do dia do…Trabalho.
De resto, tirando Natal e Réveillon, todos os feriados nacionais cairão em uma segunda-feira ou uma sexta-feira, o que impossibilita o frequente hábito também espanhol de enforcar dias de trabalho.
Uma das propostas do plano do atual governo para dinamizar a vida laboral por aqui era justamente reduzir o número de feriados e, principalmente, de dias “enforcados” por eles. Em 2014, serão nove –dois a menos que no Brasil.
Como aí no Brasil, a Espanha também leva a fama de ter muitos feriados. E também como brasileiros, espanhóis contam os dias para o feriadão em que poderão passar quatro dias de praia e festa. É que, no fim das contas, este é, também, um país de praias lindas e gente animada, que sabe como poucos aproveitar as folgas no trabalho.
Em tempos de crise, no entanto, os feriados viraram vilões para muitas teses –inclusive a da chanceler alemã, Angela Merkel– que defendem menos dias livres para reativar a economia do país.
Por este motivo, Portugal decidiu suprimir quatro feriados no ano passado.
Na Espanha, o governo tem tentado mover feriados para dias em que se impossibilite o “enforcamento”. Este ano, foram apenas dois. A equipe de Rajoy quer, com isso, passar a imagem para Merkel e o resto da Europa de que seu país está disposto a trabalhar mais.
Ainda assim, os espanhóis costumam celebrar quando há um enforcamento. A começar pelos seus congressistas que, como contei neste post no início do mês, abandonaram a sessão plenária para começar mais cedo seu feriadão.
O Brasil nao “celebrou um feriado” ontem. Eu vivo em Curitiba e aqui nao e’ feriado em 20 de novembro.