Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Luisa Belchior

Diário Ibérico

Perfil Luisa Belchior é correspondente-colaboradora em Madri

Perfil completo

Bicicleta em Madri, parte 2

Por Luisa Belchior
30/11/13 12:59

Outro dia comentava, neste post, que Barcelona supera em muito Madri no quesito ciclovias e mobilidade em bicicleta.

Hoje, um estudo de uma organização espanhola para o uso de bicicleta certifica isso. Mas aponta também para uma tendência crescente na capital espanhola que eu conhecia pouco: um enorme movimento cidadão e empresarial em prol desse meio de transporte.

A pesquisa identifica um aumento no número de profissionais liberais que, mesmo em tempos de crise, investem em negócios cujo pano de fundo é a bicicleta.

É uma forma, afirma, de tentar alternativas às iniciativas por parte do poder público. Como contei no post anterior sobre o tema, o governo madrilenho já tinha no papel e em vias de licitação um projeto de expansão das ciclovias. Mas, com a crise, ele foi um dos primeiros a ir para a gaveta.

Vendo notícias sobre o estudo, lembrei de uma simpática lojinha de venda e conserto de bicicletas que abriu as portas há alguns meses no meu bairro. Aproveitei o tema e passei lá à tarde para conversar com os donos. Eles me contaram que, sim, este tipo de investimento ainda é um risco grande neste momento no país. Mas que, ao mesmo tempo, o tema bicicleta atrai muitos consumidores.

Lá, ciclistas vão não só para comprar bicicletas ou peças para as que já têm mas também para trocar experiência sobre a difícil arte de utilizar este meio de transporte em Madri.

Como também já contei neste blog, a falta de ciclovias na cidade faz com que os ciclistas tenham que se equilibrar entre avenidas e calçadas estreitas, onde não é permitido pedalar.

Para evitar caminhos perigosos, eles criaram até este site, que dá dicas de rotas para fugir de avenidas e de aglomerações de pedestres. Pelo menos, enquanto a ciclovia não vem.

About Luisa Belchior

Luisa Belchior , 30, vive em Madri desde 2009. É doutoranda em Migrações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri, onde cursou também especialização em Informação Internacional e Países do Sul. Começou na Folha em 2007, na sucursal do Rio, cobrindo os casos de violência da cidade. Antes, trabalhou no “Jornal do Brasil” e em “O Fluminense” e viveu seis meses nos Estados Unidos. É formada em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro. De Madri, é também correspondente da "Globonews" e da “Radio França Internacional” e faz colaborações para a revista “Vogue”.
View all posts by Luisa Belchior →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Os comentários pelo formulário foram fechados para este post!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emaillulibm@gmail.com

Buscar

Busca
  • Recent posts Luisa Belchior
  1. 1

    Bicicleta em Madri, parte 2

  2. 2

    Espanha fecha primeira TV pública

  3. 3

    Austeridade em Portugal: até quando?

  4. 4

    O livro de Zapatero

  5. 5

    Prisão lá, prisão cá

SEE PREVIOUS POSTS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).