Por email, Iberia fala de crise
02/12/12 11:34Neste sábado recebi no meu email uma carta do presidente da Iberia, Antonio Vázquez. Bom, eu e todos os clientes Iberia Plus da companhia, aos que, pela via direta, Vázquez avisa dos recentes “problemas” de sua companhia.
Nesta semana, o sindicato de funcionários da Iberia anunciou uma greve de seis dias, bem próximos ao Natal, em protesto a um plano de cortes de cerca de 4.000 empregados que Vázquez defende nesta carta.
O presidente da Iberia pede o nosso apoio “neste difícil caminho que temos que recorrer”. É que, segundo ele, a companhia tem hoje custos “fora do mercado” e acumula perdas de quase 900 milhões de euros desde 2008.
Por isso, diz, lançou mão de um plano de redução de empregos e salários e também de rotas atuais para “resolver os problemas estruturais que arrastamos há tempos”. Ainda que, por outro lado, a companhia fará, escreve Vázquez, um “investimento multi-milionário” em frota e instalações.
Como é de se imaginar, o sindicato dos funcionários da Iberia se opõe ao plano, e por isso convocou a greve, que Vázquez condena. Ele diz que o sindicato anunciou a paralisação sem nem sequer dialogar com a companhia.
Por via das dúvidas, eu já estou gastando as milhas que tinha acumuladas no programa de pontos da companhia…
Falei com a Iberia hoje , a greve foi cancelada. Boa sorte a todos.
Esses problemas envolvem tmb a British? Tenho milhas no iberia plus e estou com medo de perdê-las. Seria uma solução resgatar passagens pela British Airways?
nao sei oque fazer, eu e minha esposa temos um voo londres-sao paulo justo no dia 14/12 inicio da greve! Se cancelarem meu voo oq devo fazer?
Olá Andre,
Ainda não foi divulgado se a greve implicará no cancelamento de voos e, se sim, quais serão as rotas canceladas. Eu também tenho um voo da Iberia em um dos dias da greve, então estarei atenta quando divulguem e te aviso se quiser.
abs,
Luisa.
E como o Presidente da Iberia disse, esse caminho que eles tem de recorrer é muito difícil e continuará a ser difícil pois com essa baixa qualidade de serviço a bordo, um atendimento ao consumidor que é tão inconveniente e inútil. Não sei como não faliu ainda. Nem um governo de terceiro mundo conseguiria causar tao caos em uma companhia aérea. Parabéns Ibéria!
A empresa tem relevância na oferta de voos do Brasil para e Europa, mantendo o preço das passagens dentro de patamares aceitáveis com a concorrência.
A empresa tem problemas visíveis com sua frota de aviões, antigos e custosos. Precisa sim de um plano de reestruturação, nessa hora é vender os anéis pra salvar os dedos!
Iberia cancelou meu voo. Depois de 6 meses de trocas de emails sem fim, ligações para pessoas que nunca podem lhe ajudar, mensagens por facebook, twitter. A Ibéria mandou emails falando que não tinham culpa, até culparam a Vueling para fazer o pagamento. Enfim, depois de uma carta de reclamação para o órgão de aviação da Espanha, finalmente recebi um reembolso mas apenas parcial. Eles ganharam Cansei! Não corri atrás do que ainda falta.
Mas uma coisa sim, sou pro-ativo em amigos e familiares nunca voar pela Ibéria. Vai de charrette mas não de Iberia.
É bom se antecipar a esses problemas e utilizar as milhas que podem pulverizar da noite para o dia com um simples: Lamentamos, bla bla bla…
Agora pressionada pelos acionistas da International Airlines Group, a Iberia vai piorar ainda mais os seus lamentáveis serviços, seu confuso sistema de reserva e seu revoltante atendimento ao consumidor. Será muito bem vindo o fim dessa companhia. De tabela, tomara que puxe para baixo sua parceira British Airways.
Quando algo tradicional sai de cena, sempre aparece outra renovada e melhor. Afinal, a demanda sempre vai existir.